Crédito Cris Magalhães

Na manhã desta segunda-feira (31), os assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Natal participaram da Formação Constellatio, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Durante o encontro foi realizada a apresentação da Coleção Constellatio, um material de apoio didático, com foco em recomposição de aprendizagem, abrangendo conteúdos das quatro áreas do conhecimento, para as turmas de Ensino Fundamental.  O investimento com a Coleção Constellatio foi superior a R$ 12 milhões.

A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental, Adriana Fortes, ressaltou a importância da formação. “Tínhamos muita curiosidade sobre os materiais que estão chegando para ajudar, especificamente a recomposição, um instrumento importante, pois sabemos que existem lacunas no processo de aprendizagem dos estudantes. Fiquei bem otimista com as novidades”. A Coleção Constellatio está alicerçada em três pilares: recuperação, avaliação e acompanhamento.

Além dos livros também estão disponíveis videoaulas, materiais digitais, referências e conteúdos para professores. “A formação foi uma introdução à Coleção Constellatio, para apresentar um material que foi preparado, principalmente para atuar nos pilares de avaliação do estudante, e a partir daí, fazer um acompanhamento por meio de recomposição da aprendizagem e consolidação de aprendizagens essenciais do ano em curso”, explicou a doutora em Educação e pesquisadora na área, Cristina Zukowsky, que integra a equipe pedagógica da editora Órbita. “O professor ao mesmo tempo em que vai recompondo, vai priorizando e trabalhando conteúdos essenciais, fazendo um aprofundamento do estudo que já está trabalhando naquele ano ou série”, finalizou Zukowsky.

Para a assessora pedagógica, Josiane Alves Moreira, da equipe de Língua Portuguesa (Anos Finais), é importante se inteirar dos materiais adquiridos pela Secretaria. “A Constellatio traz um material que vai tratar de gêneros textuais, trazendo a questão da recomposição com a priorização curricular, que é uma saída para termos um melhor resultado dos nossos estudantes, já que com a pós-pandemia, sentimos essa necessidade. Algumas escolas da rede já estavam fazendo esse trabalho. E hoje, estamos tendo esse encontro para uma melhor sistematização”.

O material também será apresentado para os professores de Língua Portuguesa (01/04), professores de Matemática e do 5º ano (02/04), e para os professores de História e Geografia (04/04), no Cemure.