Marca Maxmeio

Postado às 08h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Detran/RN começou a emitir os documentos para idosos e pessoas com deficiência.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

Em uma ação especial com a Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN), o Detran/RN emitiu os primeiros cartões de gratuidade em estacionamentos públicos e particulares do Rio Grande do Norte. A associação beneficia cerca de 200 pessoas com deficiência por meio do esporte.

Tércio Tinoco, cadeirante e presidente da Sadef, foi o primeiro a receber o cartão de gratuidade. “Levamos outros 15 associados para esse primeiro dia de cadastro. A gratuidade é um benefício muito importante. Tudo que for feito para facilitar a vida dos deficientes físicos é muito bem vindo, nós já temos muitas dificuldades no dia a dia”, diz Tércio.

A Lei Estadual 9.320 é de 2010, e essa semana começou a ser cumprida para o público em geral. O texto determina a concessão de gratuidade de serviço de estacionamento às pessoas com deficiência e aos maiores de 60 anos, em estabelecimentos públicos e particulares do Rio Grande do Norte.

O Detran – Departamento Estadual de Trânsito, foi apontado, na lei, como órgão responsável pela emissão do documento. O assunto esteve no centro de uma polêmica, há menos de 2 meses, quando um shopping da capital exigiu de clientes o cartão que, na época, não era emitido pelo Detran.

Por enquanto, o cartão da gratuidade está sendo emitido apenas na sede do Departamento Estadual de Trânsito, em Natal. É preciso apresentar documentos de identificação do beneficiário, do veículo, comprovante de residência, e nos casos de pessoas com deficiência, laudo médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *