Uma audiência pública de proposição do vereador Michael Borges (PSDB) debateu a situação da causa animal em Parnamirim, na noite de quinta-feira (5), no Plenário Dr. Mário Medeiros. Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Saúde, Luciana Guimarães, e o secretário adjunto de Saúde, Carlos Aurélio, médicos veterinários, representantes de ONGs da causa animal e parte da população de Parnamirim.
Na ocasião, o principal assunto debatido foi a castração de cães e gatos. A veterinária Dalila Gurgel explicou a importância de castrar os animais, principalmente os que estão nas ruas. “Quanto mais animais conseguirmos castrar, melhores resultados teremos para a saúde pública e mais adiante estaremos para o fim dos maus tratos”, disse.
Para Lucy Lima, representante do Instituto Senhoras Patas: “Parnamirim é a nossa cidade, e nós estaremos aqui lutando pelos bichos. Espero, do fundo do meu coração, que as castrações saiam. A verba existe, porque não sai?”, exclamou.
Pronunciamentos oficiais
Cleiton Felipe, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária do município, falou sobre as medidas que estão sendo tomadas para a causa. “Ontem, começamos o processo licitatório para que, pela primeira vez na história de Parnamirim, a gente tenha uma campanha efetiva de castração. Ainda não é muito, não é o suficiente, mas é o que estamos tentando: dar passo a passo”, ressaltou.
Em outro momento, a secretária Luciana Guimarães também se pronunciou: “Eu posso afirmar que a campanha de castração vai sair. O problema da causa animal é muito maior, precisamos traçar políticas públicas. Vamos retomar os atendimentos suspensos no centro de zoonoses e precisamos unir forças para ajudarmos os animais de maneiras efetivas”, garantiu.
O vereador Michael Borges encerrou a audiência pública com o seu pronunciamento na tribuna. “Hoje, em Parnamirim, nós que estamos aqui somos as vozes desses animais e as vozes de muitos que gostariam de estar aqui. Deixemos a política para o período eleitoral, não é disso que essa trata se causa. Vamos nos unir, vamos atrás das castrações, das clínicas, dos atendimentos veterinários. É uma questão de honra e de amor”, disse.
Transmissão
A audiência foi transmitida ao vivo e pode ser assistida no canal do YouTube da Casa do Povo.
Fonte: Malu Machado – Ascom/CMP
Deixe um comentário