Marca Maxmeio

Postado às 11h03 DestaquePolítica Nenhum comentário

Audiência Pública: Dia Estadual Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política acontece nesta quinta-feira.

Debate acontece na próxima quinta-feira, 14, dia que é celebrado o “Dia Estadual Marielle Franco no RN, na Assembleia Legislativa

No dia em que completam-se cinco anos desde a trágica perda da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizará uma audiência pública com a temática “Dia estadual Marielle Franco de enfrentamento à violência política contra mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas”. O debate acontece na próxima quinta-feira, 14, às 14h.

A proposição dessa iniciativa é da deputada Divaneide Basílio, que também é autora da lei que instituiu o “Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e Periféricas” no Rio Grande do Norte, sancionada pela governadora Fátima Bezerra em dezembro de 2023.

“A violência política é uma realidade enfrentada por nós, mulheres negras e periféricas. Nós somos alvo de ataques, ameaças e discriminação por exercermos nosso direito à participação política, à tribuna e aos espaços públicos. Por isso, é tão importante a representatividade, conscientização e discussão aberta sobre violência e suas consequências, além de propor políticas públicas efetivas”, apontou a parlamentar petista.

MARIELLE NA COMUNIDADE
Para celebrar a memória da ex-vereadora, o mandato da deputada estadual Divaneide e do deputado federal Fernando Mineiro, junto a Associação de Artesãos e Artesãs de Santa Rita (Motivart) e a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, irão promover uma atividade de cidadania para celebrar o Dia Estadual Marielle Franco.

A iniciativa acontece na Praia de Santa Rita, região metropolitana de Natal, próximo ao terminal de ônibus. Dentre os serviços oferecidos estarão:
“Ônibus Lilás” da Semjidh – ouvidoria e ações educativas sobre saúde e violência contra a mulher;

  • ITEP RN – emissão de documentos, atendimentos e agendamentos;
  • Grupo Reviver – agendamento de exames;
  • Oficina de grafite;
  • Consultoria jurídica;
  • Distribuição de mudas;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *