Marca Maxmeio

Postado às 09h05 CidadePlantão Nenhum comentário
Audiência vai debater proposta de criação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa.

Audiência vai debater proposta de criação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A atenção ao idoso será tema de audiência pública nesta quarta-feira (31), na Assembleia Legislativa. O debate, proposto pelo deputado Hermano Morais (PMDB), acontece às 14h, no plenário da Casa, e irá debater o Projeto de Lei de autoria do parlamentar que propõe a criação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (FINEPI) no Rio Grande do Norte.

“Contribuir para o envelhecimento ativo significa oferecer ao idoso a oportunidade de conviver em sociedade, o direito de demonstrar suas opiniões, circular pelos espaços públicos, consumir arte e cultura, ter acesso a atividades de lazer e desfrutar de saúde física e mental, garantindo que esta parcela da população, crescente a cada ano, tenha seus direitos assegurados e participação digna na sociedade”, justifica Hermano.

De acordo com o Projeto de Lei proposto pelo deputado, a criação do Fundo da Pessoa Idosa tem por finalidade a capacitação, o gerenciamento e a aplicação de recursos financeiros, buscando promover, manter e garantir a execução da política estadual de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

“Além de assegurar os diretos ao idoso, por meio de programas e ações, o FINEPI visa criar condições também para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”, explica Hermano Morais.

Projetos na ALRN

A atenção ao idoso é pauta constante das atividades parlamentares no Legislativo potiguar. No ano passado, o deputado Dison Lisboa (PSD) apresentou projeto de lei propondo a gratuidade do pagamento de refeição, para pessoas acima de 60 anos, em restaurantes populares subsidiados pelo Governo do Estado.

Por meio de outra matéria, já sancionada pelo Executivo Estadual, o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) propôs a criação da campanha educativa “Multa Moral”, de educação no trânsito quanto ao respeito às vagas de estacionamento público reservadas a idosos e deficientes. É de autoria do deputado, também, o projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais, públicos ou privados, comunicarem às Delegacias de Polícia quando do atendimento de idosos, mulheres e crianças vítimas de agressão física.

Buscando o bem estar e a qualidade de vida da pessoa idosa, o deputado Albert Dikson (PROS) propôs instituir no Estado o “Programa Terceira Idade com Qualidade”, com o fim de garantir ao idoso condições necessárias para continuar no pleno exercício da cidadania. Na mesma linha, o deputado Souza (PHS) defende a criação de um programa de orientações básicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes com idosos, principalmente os de características domiciliares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *