Marca Maxmeio

Postado às 11h08 CidadeDestaque Nenhum comentário

Blitz educativa conscientiza sobre queimadas e focos de incêndios em Natal.

Redação/Blog Elias Jornalista

Mais frequentes nessa época do ano devido ao baixo índice de umidade os focos de incêndios na cidade causam transtornos a todos e são um risco para população. Com o objetivo de evitar incêndios florestais e a terrenos baldios em Natal aconteceu na manhã terça-feira (31), uma blitz educativa para conscientizar a população sobre a importância de não atear fogo em lixo ou para limpeza de áreas. A ação foi na Avenida Prudente de Morais, em Candelária.

A blitz integrou vários órgãos municipais e estaduais que participam do projeto  Abrace o Meio Ambiente (AMA). Entre eles a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o Corpo de Bombeiros Militar e os órgãos ambientais do Estado e dos Municípios.

Intitulada “Todos Contra as Queimadas” a ação de hoje (31) acontece simultaneamente em mais sete municípios do Seridó e Alto Oeste. Entre eles Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Itajá, Currais Novos e Serra Negra. E também contou com a participação das Defesas Civis do Estado e de Natal e da Guarda Municipal  (GMN).

De acordo com o supervisor de fiscalização de água e solo da Semurb, Gustavo Szilagyi, o objetivo é entregar um material alertando as pessoas a não atear fogo em terrenos baldios, em lixo ou outros resíduos. E ainda, se for proprietário de algum terreno, mantê-lo limpo pra reduzir a quantidade de focos de incêndios e queimadas em Natal.

“A população foi abordada pelas equipes com material informativo sobre os perigos das queimadas para o meio ambiente e saúde pública alertando sobre os principais motivos para não realizar queimadas e alternativas ao uso do fogo. Além disso, receberam lixeirinhas veiculares para evitar o descarte de lixo em via pública “, conta Szilagyi.

Entre os motivos para não queimar estão os danos a saúde causados pela fumaça e fuligem, que podem agravar doenças respiratórias. Além dos efeitos econômicos e sociais com o aumento dos atendimentos hospitalares, quedas de energia. E os danos ao meio ambiente com a degradação da flora e da fauna, por exemplo.

Ainda segundo Szilagyi, desde o início do ano, a Prefeitura por meio da  Semurb já notificou cerca de 310 proprietários de terrenos baldios e 61 proprietários de imóveis em descaso para promover a limpeza e a manutenção dos seus lotes e evitar focos de incêndios e as arboviroses. As multas variam de R$ 2.092,53 podendo chegar a R$ 8.052,00.

“A Semurb tem acompanhado estas ocorrências junto ao Corpo de Bombeiros Militar, fazendo a devida identificação dos proprietários dos imóveis para a lavratura de autos de infração”, finaliza.

Serviço:

Para denunciar terrenos em descaso ambiental, ou de imóveis abandonados, o cidadão pode fazer pelo telefone da Ouvidoria da Semurb no 3616-9829 ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *