A Prefeitura de Natal organizou e vai executar uma grandiosa operação, contando com o trabalho de servidores de todas as suas secretarias durante o Carnaval. A proposta é oferecer uma ótima experiência aos natalenses e turistas que irão curtir o evento na cidade.
O planejamento e a atuação das equipes já começaram no período pré-carnavalesco e vão seguir até o último folião deixar a avenida nos sete polos da folia. Além dos shows com grandes atrações locais e nacionais, o público vai contar com operações especiais e reforço nas áreas da saúde, serviços urbanos, comunicação social, limpeza, iluminação pública, segurança, assistência social, combate à poluição sonora, garantia dos direitos das pessoas com deficiência, além de proteção,
defesa e combate a violência contra as mulheres (ver quadro informativo abaixo).
“O bloco de serviços da Prefeitura vai ser o maior do nosso Carnaval. Tratamos o evento como um grande produto da cidade, gerador de emprego e recursos. Por isso mesmo, não mediremos esforços para entregar uma festa segura, alegre e convidativa. Todos nós estamos empenhados, confio na competência dos nossos servidores e tenho a convicção de que teremos um Carnaval de grande sucesso neste ano”, aposta o prefeito Álvaro Dias.
Na parte artística, a programação da festa é eclética e diversificada. O Carnaval de 2024 vai concentrar 23 atrações nacionais e 151 potiguares. No total, entre atrações de palcos, blocos, troças e demais modalidades, serão mais de 1.000 artistas se apresentando.
A produção do evento coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) conta com uma equipe de mais de 100 pesssoas, entre produtores e equipe de apoio. A Prefeitura do Natal oferece toda a estrutura, logística e coordena o Carnaval em todos os polos e palcos. Os foilões terão à disposição cinco postos médicos, cinco ambulâncias com UTI e oito ambulâncias básicas, além de 60 brigadistas, 350 seguranças, estrutura de 350 banheiros químicos, áreas exclusivas para PCD (ver texto nesta página), intérpretes de Libras, sonorização e projeto de iluminação cênica.
Carnaval inclusivo
Uma das novidades deste ano no Carnaval de Natal será a disponibilização de duas áreas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD) nos polos de Petrópolis e Ponta Negra. As áreas terão a dimensão de 6m x 14m e ficarão em frente ao palco dos shows, chamado de frontstage.
Serão disponibilizadas 50 vagas para PCDs e mais um acompanhante, totalizando 100 pessoas. O credenciamento pode ser feito pelo aplicativo Natal Digital, a exemplo do que a Prefeitura já fez com sucesso no São João e no Natal em Natal.
Outro serviço que será disponibilizado pela Prefeitura é a contratação de tradutores-intérpretes de libras para o público com deficiência auditiva em todos os palcos do Carnaval 2024. Com isso, a Prefeitura aposta firmemente na política de inclusão social com o objetivo de favorecer as Pessoas com Deficiência.
“É o Carnaval do respeito e inclusão. Todos têm o direito de curtir a festa e nós não abrimos mão de oferecer esse serviço de acessibilidade”, ressalta Álvaro Dias. “Não vamos deixar ninguém de fora do Carnaval”. Principais serviços realizados pelos órgãos da Prefeitura durante o Carnaval.
Semul; Semidh
– Segunda edição do Bloco das Mulheres, com o tema: “Pediu pra parar? Parou! Não é Não”, reforçando o respeito, conscientização e combate a violência contra as mulheres.
Semdes
– Operação de segurança envolve a a atuação diária de 120 Guardas Municipais entre o efetivo escalado no serviço ordinário e o efetivo extraordinário via diária operacional em toda a cidade.
– Os eventos contarão com o apoio de 26 viaturas, 09 motos e 02 vans.
Semsur
– Fiscalização do comércio informal nos pólos da festa para coibir à venda e consumo de bebidas em garrafas de vidro; venda de produtos de pirataria, entorpecentes e utilização de mão de obra infanto-juvenil; combate a instalações elétricas clandestinas
– Equipes com mais de 100 fiscais, agentes socioambientais e profissionais de segurança privada.
– Iluminação especial de Led e, ainda, a Semsur disponibilizará equipes de plantão para emergências, com escala para todo período carnavalesco, a partir da quinta-feira (08) até a quarta-feira de cinzas, atuando das 16 às 22h, para garantir a eficiência na iluminação.
Semtas
– Campanha “Trabalho Infantil não é folia” para prevenir e identificar casos de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, e outras violações de direitos, nos diversos pontos carnavalescos.
Saúde
– Foco no combate e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) Aids, Sífilis e Hepatites Virais com a campanha “Camisinha na Folia”.
– Postos Médicos Avançados (PMA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) localizados nos polos de Petrópolis, Ponta Negra e Redinha, garantindo a assistência à saúde para os foliões durante todos os dias do evento. A estrutura conta com uma sala de estabilização adequada para atender todas as intercorrências que o folião possa ter, com equipe profissional formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
– Os postos também vão ter o apoio para atendimento pré-hospitalar móvel do SAMU Natal, que disponibilizará também um canal prioritário com a linha 192 para as ocorrências que possam acontecer durante o evento.
Limpeza
– A Urbana terá uma equipe específica para atuar nos polos de Carnaval da cidade nos oito dias de folia. Serão cerca de 100 garis, seis encarregados e um supervisor geral envolvidos na limpeza desses locais para que o serviço seja realizado o mais breve possível.
– Operacionalmente serão dois caminhões pipa para higienização na limpeza dos polos carnavalescos, que ocorrerá no dia seguinte de cada evento a partir das 06h da manhã. Durante o Carnaval a Urbana manterá a coleta domiciliar funcionando normalmente, assim como os serviços de limpeza de praias, capinação e varrição.
Semurb
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) vai desempenhar um papel importante durante o carnaval, funcionando com uma sede administrativa para ocorrências da Guarda Municipal. O trabalho será em equema de plantão para atendimento de demandas, contando com a participação de 10 fiscais da Semurb por dia na operação.
Deixe um comentário