Foto Secom

Com muita alegria e com a irreverência dos tradicionais bonecos gigantes dos Beatles, o bloco Submarino Amarelo, com o patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão, lotou a Avenida Floriano Peixoto, animando o carnaval de quem passou por Petrópolis na tarde do sábado.

O bloco, que foi o vencedor do Prêmio Dosinho como Revelação do Carnaval Multicultural de Natal em 2018 e eleito o Bloco do Ano em 2024, foi palco de diversão para todas as idades, com um repertório digno de um beatlesmaníaco. E os fãs da banda capricharam nas fantasias em homenagem aos músicos mais famosos do mundo e cantaram todos os sucessos.

“Esse é o momento mais esperado do carnaval. Vim em todas as edições do bloco e estou aqui em mais uma. É uma energia inexplicável, que eu, como fã dos Beatles, espero o ano inteiro pra sentir. Beatles é vida, celebração e isso é a cara do carnaval”, disse com muita animação, Paula, fã da banda e entusiasta do bloco.

Marcos de Sá, diretor do bloco Submarino Amarelo, falou da sua paixão pela banda e de como surgiu a ideia de trazer o bloco para a capital potiguar. “Eu sou beatlesmaníaco, cresci ouvindo Beatles nos anos 60. Os Beatles é a maior banda de todos os tempos. A maioria dos grandes cantores do mundo gravaram músicas dos Beatles. Aqui no Brasil, artistas como Caetano Veloso, Elis Regina e Rita Lee fizeram regravações. Então, eu quis transformar essa paixão e admiração no bloco que temos hoje. Vi uma banda tocando as músicas deles em ritmo de samba, no carnaval do Rio de Janeiro, e pensei que seria  incrível trazer isso para a nossa cidade. Aos poucos o bloco foi crescendo e é uma felicidade ver a gente ocupando um grande espaço, aqui em Petrópolis. É um quarteirão inteiro de pessoas, adultos e crianças, curtindo o nosso bloco, e é uma felicidade ver a Prefeitura do Natal apoiando não só iniciativas como a minha, mas também de vários outros colegas que movimentam a cultura da cidade”, disse Marcos.

Já o polo Centro Histórico virou palco para uma importante manifestação do hip-hop, o CarnaRap. Idealizado pelo produtor cultural, Marcelo Veni, o CarnaRap tem sido palco para veteranos e novos talentos do rap. O evento contou com apresentações de grandes nomes da cena artística potiguar, como Dusouto, Pretta Soul, Amém Ore, Ale Du Black, Sister Mika Black e muito mais.

Marcelo Veni, idealizador do CarnaRap, comentou sobre o importante papel da prefeitura em manter a identidade do centro histórico da cidade. “É muito importante a Prefeitura do Natal manter a identidade do centro histórico e trazer dentro da programação do carnaval esse polo que tem esse diferencial.  Na noite de hoje, abrindo a programação, a gente ter um palco com jovens talentos de periferia, com essa linguagem do hip hop ocupando um importante palco no carnaval da cidade é muito especial. Hoje estamos aqui celebrando 15 anos dessa iniciativa e é uma felicidade possibilitar que esses artistas subam em um palco estruturado, com qualidade e proporcionar que uma plateia, que gosta do estilo, tenha essa opção para curtir dentro da programação do carnaval”, disse Marcelo.

Um momento especial dentro da programação do CarnaRap 2025 foi a sétima edição da Batalha da Coruja, batalha de rimas que acontece semanalmente em praças e espaços públicos da cidade e que é um movimento de grande importância para revelação de novos talentos do rap em todo o Brasil.

Para Thiago Silva, que estava no evento curtindo todas as atrações, o CarnaRap é de grande importância para fortalecer o estilo musical na capital potiguar. “Eu sou de Mãe Luíza e acompanhar e ver a valorização de artistas locais que eu admiro, como Amem Ore, que também é de Mãe Luíza e que fortalece a cena do rap em nossa cidade é muito gratificante, disse Thiago.

Um convidado especial dessa edição foi o RAPadura Xique-Chico, artista cearense que enaltece a cultura nordestina no rap pelo país. No palco, ele mostrou a forte identidade da música, unindo o rap à referências e expressões tipicamente nordestinas, agitando o público presente.

O CarnaRap também contou com o patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão.