Redação/Blog Elias Jornalista
Uma das principais mídias da UFRN, o Boletim Diário, enviado diariamente para milhares de pessoas, vai passar a se chamar Notícias da UFRN. A mudança, que acontece a partir da edição de segunda-feira, 15, é singela e será percebida apenas no assunto do e-mail, mas, segundo a direção da Agência de Comunicação (Agecom/UFRN), é bem significativa para a sua audiência.
Em 2020, o Boletim foi visto mais de 2,9 milhões de vezes pelos leitores da UFRN, o que inclui a comunidade externa. Esse número representou 14,4% de crescimento em relação a 2019 e mostra que a comunicação da Universidade tem avançado em sua audiência. Os números do Boletim refletem ainda o crescimento de leitores do portal da UFRN e de suas redes sociais.
O Boletim já passou por uma reformulação no final de 2019, ganhando novo formato e elementos que favorecem a leitura. Além do espaço para notícias institucionais, a mídia favorece a identificação de notícias de eventos e vagas disponibilizadas pelas unidades e programas da UFRN. Nesse novo formato, o boletim já aparece com a palavra “Notícia” em seu cabeçalho, mas a mudança do nome para Notícias da UFRN passa a valer apenas no próximo dia 15, como marco importante dessa mudança pontual.
“É uma mudança simples e até simbólica, mas que ajuda a alcançar novos públicos, sobretudo os que sempre fizeram oposição ao Boletim por uma série de razões que não tinham a ver com a qualidade das notícias enviadas, que sempre foram boas. Adaptamos um projeto que tinha sido discutido pela gestão anterior e mudamos seu formato para torná-lo mais atrativo na leitura. Agora, fazemos esse pequeno aceno em busca de transmitir um produto leve, informativo e necessário para os públicos da UFRN”, disse José de Paiva Rebouças, diretor da Agecom.
Boletim Especial
Em 2020, a direção da Agecom, em consonância com as novas propostas da Superintendência de Comunicação (Comunica/UFRN), fez mudanças pontuais no Boletim Especial, mídia enviada duas vezes na semana com reportagens de pesquisa ou destaque da UFRN. Além do formato, o nome Boletim Especial foi alterado para Especial UFRN. Essas poucas mudanças, aliadas a um número maior de edições, fez com que sua audiência aumentasse mais de 200%.
O diretor da Agecom não acredita que o Notícias da UFRN chegue a crescimento tão exponencial, mas supõe que o conjunto de pequenas mudanças feitas possa fazer com que o número de pessoas lendo as informações diárias da Universidade possa crescer em pelo menos 3% até o final do ano. “Isso representa mais de 87 mil vezes que nossas notícias serão abertas nos e-mails”, reforçou Paiva Rebouças.
Deixe um comentário