A macromedição é fundamental para o controle de produção, sendo base para a análise da eficiência dos sistemas de abastecimento
A Caern conseguiu aumentar de 73,8% para 94,2%, de junho do ano passado até maio deste ano, o índice de macromedição da produção de água em Natal. A elevação desse índice é um objetivo constantemente perseguido pela empresa. A macromedição é ferramenta fundamental para o controle de produção, sendo dado base para a análise da eficiência dos sistemas de abastecimento de água, racionalização e preservação dos recursos hídricos, redução de perdas e para fins de outorgas dos mananciais, dentre outros parâmetros de eficiência da empresa.
A melhoria na medição é resultado de ações desenvolvidas pela companhia na área de abastecimento. Durante o período de junho de 2021 a maio deste ano, foram instalados 26 medidores de vazão do tipo eletromagnético e cinco do tipo ultrassônico. Além disso, destacam-se as ações de manutenção, onde foram realizadas a recuperação de 16 medidores de vazão ultrassônicos, aferição de cinco medidores do tipo diferencial de pressão, bem como o acompanhamento dos medidores do parque de medição.
Um destaque nesse desempenho no período é para a Zona Sul da capital, que conseguiu atingir neste ano o índice de 92,7% na macromedição de toda sua produção, ante 57,1% que registrava em junho do ano passado. Com esses números, a Zona Sul se equipara à Zona Norte da capital, que já vem mantendo índices elevados de medição, ficando em 96,2% no período.
Além da instalação de macromedidores, também foram registrados esforços para a conservação, a análise e a manutenção dos sistemas, melhorando seu funcionamento.
Deixe um comentário