Marca Maxmeio

Postado às 19h09 PlantãoPolítica Nenhum comentário

Câmara de Natal aprova emissão de diplomas em braile para alunos da rede municipal.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

No mês que marca a luta pela inclusão da pessoa com deficiência, a Câmara Municipal de Natal aprovou em sessão ordinária, nessa quinta-feira (17), o Projeto de Lei nº 153/19, de autoria da vereadora Júlia Arruda, que estabelece a obrigatoriedade de fornecimento de diplomas e certificados em braile para alunos com deficiência visual da rede municipal de ensino.

“É um projeto aparentemente simples, mas que traz um grande impacto social, porque garante mais acessibilidade, respeito e dignidade às pessoas com deficiência. Afinal, a inclusão se constrói também nos pequenos detalhes”, explica a autora do projeto e membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal, vereadora Júlia Arruda.

Júlia é também autora de outro projeto, aprovado no último dia 8, estabelecendo que pelo menos 5% dos livros adquiridos para bibliotecas públicas e da rede municipal de ensino devem ser em braile ou no formato audiolivros, acessíveis aos alunos com deficiência visual. “É muito simbólico que esses projetos tenham sido pautados em setembro, mês que marca a luta pela inclusão das pessoas com deficiência”, destaca a parlamentar.

A campanha teve início em 2015 e compreende a data de 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A cor verde foi escolhida como símbolo de esperança e por significar um florescer para a integração social dessas pessoas, que representam hoje cerca de 24% da população brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *