Marca Maxmeio

Postado às 09h05 CidadeDestaquePlantão Nenhum comentário

Crédito Verônica Macedo / CMN

Uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal, nesta quarta-feira (7), homenageou os 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. A cerimônia foi proposta e presidida pelo vereador Aldo Clemente (PSDB), com o objetivo de reverenciar a memória dos combatentes brasileiros que participaram da campanha ao lado dos Aliados, defendendo valores como liberdade, democracia e soberania nacional.

“Precisamos lembrar a história para viver o presente e planejar o futuro. Nada mais justo do que reconhecer todos aqueles que contribuíram com coragem e honra para que estivéssemos aqui hoje”, afirmou o propositor.

Durante a sessão, foram entregues votos de aplauso a familiares de pracinhas e representantes de instituições civis e militares que atuam na preservação da memória da FEB. Entre os homenageados esteve o ex-combatente João Carlos de Lima, de 102 anos, representado pelo neto Ruyland de Lima. “É muito bonita a atitude da Câmara em manter essa memória viva. Meu avô sempre faz questão de participar desses momentos. Hoje, por causa da idade, não pôde estar presente, mas recebe essa homenagem com muita alegria e orgulho”, contou o neto.

Outro momento marcante foi a homenagem póstuma a Martins Avelino da Silva, integrante do terceiro escalão da FEB, representado pelos filhos vereador Eribaldo Medeiros (Rede) e deputado estadual Ubaldo Fernandes. “É um filme que passa pela cabeça. Houve muita pressão psicológica entre os soldados, e hoje é uma emoção muito grande ver sua história lembrada e respeitada”, destacou o vereador.

O general de brigada Klauber Candian, representou o Exército Brasileiro para receber homenagem oferecida pela CMN. Ele ressaltou a importância de manter viva a memória dos heróis brasileiros: “Essa é uma justa e necessária homenagem aos nossos pracinhas, que deixaram suas casas para lutar nos campos da Itália em defesa da liberdade. O Exército faz um esforço contínuo para preservar essa história”, garantiu.

“Essa homenagem da Câmara, como representação do povo, mostra o valor que a sociedade natalense dá a esse capítulo tão importante da história do Brasil”, destacou o brigadeiro do ar Ricardo Guerra Rezende, comandante da Base Aérea de Natal.

Também participaram da solenidade o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Araújo, representando o Governo do Estado; capitão de mar e guerra Erijansen Marciel, chefe do Estaso Maior do Comando do 3° Distrito Naval, e o secretário geral do Instituto Histórico e Geográfico do RN, Renan Pinheiro.

O dia que Natal mudou o mundo

Durante a sessão solene, o Instituto Histórico e Geográfico do RN promoveu o lançamento da revista O dia em que Natal mudou o mundo, obra que resgata os episódios ocorridos na cidade durante a guerra e reforça o potencial de Natal para o turismo histórico. A publicação é assinada por Pedro Brito, Carlos Alberto de Oliveira e Luiz Elson Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *