Crédito: Foto: Ynara Alves.

Os secretários da Prefeitura de Natal e assessores se reuniram, nesta segunda-feira (8), sob a coordenação do secretário de Governo, Joham Xavier, no encontro da Câmara Técnica que reúne todas as pastas do Município. O tema foram as arboviroses, com destaque para os casos de dengue. Após os debates, ficou definido que a gestão vai realizar uma campanha educativa para a população e as escolas municipais serão mobilizadas, entre o reforço de outras ações já em curso.

O representante da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, Jean Pierre, da área de arboviroses do Centro de Zoonoses, apresentou um relatório detalhado da situação da dengue em Natal. O material aponta que boa parte das infestações se deve a problemas de fácil solução, caso a população participasse efetivamente do combate ao aedes-aegypti.

Dos 90 mil imóveis visitados neste ano pelas equipes de vigilância sanitária do município, 30% tinham focos do mosquito em frascos e vasos de plantas. Depósitos de água (caixas d’água e outros) são responsáveis por 21% dos focos. “Ou seja, 51% dos focos são de fácil resolução, se a população colaborar. Por isso, é necessária uma campanha ampla”, defendeu Jan Pierre.

Além disso, a Prefeitura tem realizado, através de equipes da Urbana, o recolhimento diário de pneus que são descartados irregularmente na capital potiguar. Ano passado, foram recolhidos 88 mil pneus e, neste ano, em cinco meses, já são quase 55 mil tirados das ruas e terrenos baldios de Natal. Segundo dados da SMS, 60% dos focos de dengue são encontrados em pneus.

Os encaminhamentos tomados pela Câmara Técnica da Prefeitura ainda incluem reforço na vigilância sanitária, na limpeza de lagoas de captação, fiscalização de ligações clandestinas de esgoto, reforço no trabalho de isolamento viral e busca por informações relativas ao início da distribuição da vacina contra a dengue pelo Ministério da Saúde aos Estados e Municípios.