Serviço atende a pessoas surdas em atendimentos nas secretarias municipais. Crédito Alex Régis.

O trabalho executado pela equipe da Central de Interpretação de Libras de Natal (CIL Natal), programa ofertado pela Prefeitura de Natal desde 2019, focado na acessibilidade da comunidade surda e de pessoas com problemas de audição da cidade, com o serviço da tradução e interpretação em linguagem brasileira de sinais, foi apresentado nesta terça-feira (21) durante a reunião da Câmara Técnica, organismo formado por representantes de todas as secretarias municipais, que se reuniu no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. A CIL Natal é a primeira e única do Estado do Rio Grande do Norte e foi instituída pelo prefeito Álvaro Dias por meio do decreto 11.848/2019.

Durante a reunião, Auricélia Xavier, diretora da Assessoria Técnica da secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e gestora do contrato da Central de Interpretação de Libras, fez um balanço sobre o serviço, informando sobre o número de atendimentos, como os usuários podem acessar e como a iniciativa tem feito a diferença na vida dos usuários. A CIL Natal possui quatro intérpretes que atendem diretamente o surdo, presencialmente ou, de forma remota por chamada de vídeo, garantindo autonomia ao usuário desde o agendamento até o atendimento do serviço que precisar acessar.

De acordo com os números apresentados, em 2023, a Central de Interpretação de Libras de Natal realizou 1.438 atendimentos em áreas como saúde, educação, previdência (INSS), serviços de Assistência Social (CREAS/CRAS/Cadastro único), entrevista de emprego, Bancos, Justiça e demais serviços: “A gestão do prefeito Álvaro Dias mostrou muita sensibilidade e implementou esse serviço, que está fazendo a diferença na vida da população surda e com deficiência auditiva. Diariamente testemunho diversos exemplos de como a Central de Interpretação de Libras promove acessibilidade, inclusão e dignidade na vida dos seus usuários”, disse Auricélia.

Para solicitar os serviços de algum dos intérpretes da CIL Natal é necessário fazer o agendamento pelo telefone: 3232-9252, whatsapp: 98898-2646, pelo email: centraldelibrasnatal@gmail.com ou presencialmente no endereço: Avenida Presidente Bandeira, 765 – Alecrim, no prédio do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE). A solicitação deve ser feita com 48 horas de antecedência da necessidade do demandante. O usuário deverá estar inserido no Cadúnico. Caso não esteja, será encaminhado para fazer o seu cadastramento.

A secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), responsável pela gestão da Central, vai iniciar nas próximas semanas o curso de libras aos servidores da pasta, conselheiros tutelares e conselheiros de direitos. Serão 40 vagas: “Vamos ampliar essa capacitação, visando a melhor prestação de serviço aos usuários do nosso sistema de Assistência Social. É mais um avanço importante proporcionado pela gestão”, concluiu.