Marca Maxmeio

Postado às 06h08 CulturaDestaque Nenhum comentário

Cancioneiro Atlântico de Danilo Guanais estreia em Natal neste sábado (5) com apresentação gratuita na Escola de Música da UFRN.

No próximo sábado, dia 5 de agosto, às 18h30, a Escola de Música da UFRN será palco do “Cancioneiro Atlântico,” uma cantata cênica composta por Danilo Guanais. A obra, que passeia pela sonoridade armorial e também pelas antigas cantigas medievais e renascentistas, fala sobre como o tempo e a saudade ajudam a construir amizade, amor e respeito entre as personagens e é baseada na combinação da cultura do Nordeste do Brasil e da região de Trás-os-Montes, em Portugal. A apresentação tem entrada gratuita.

Dividida em dez movimentos, com duração aproximada de 45 minutos, a obra será interpretada pelo Coro de Câmara de Campina Grande (UFCG), quatro cantores solistas e uma pequena orquestra, sob regência de Vladimir Silva.

Segundo Danilo Guanais, compositor da música e do texto, o título “Cancioneiro Atlântico” faz referência ao Oceano Atlântico, que, ao mesmo tempo em que separa a Europa e as Américas, permitiu que se criassem pontes para uma interação comercial, social, cultural e religiosa entre diversas nações.

“A peça faz referência também às várias compilações musicais, os Cancioneiros, que, desde a Idade Média, registram e conservam exemplares importantes da arte musical em qualquer cultura. Dois deles, contemporâneos, foram especialmente importantes para a gestação desta obra: o Cancioneiro da Paraíba (Idelette dos Santos e Maria de Fátima Batista) e o Cancioneiro Transmontano (Belarmino Alfonso e Chrys Chrystello)”, explica Guanais.

A estreia mundial do “Cancioneiro Atlântico” aconteceu em julho deste ano, durante o XIV FIMUS – Festival Internacional de Música de Campina Grande. A apresentação na Escola de Música da UFRN é mais um passo dado pelo NAMP – The New Armorial Music Project, ou Projeto da Nova Música Armorial, uma parceria particular entre o maestro e intérprete Vladimir Silva e o compositor Danilo Guanais, que desde 2017 estreou mundialmente várias obras, como “A cachoeira de Paulo Afonso,” “o Domingo de Ramos,” “A Paixão segundo Alcaçus,” “os Quatro Sonetos em Língua Portuguesa,” “os Três Poemas de Fernando Pessoa,” no Brasil e em países como Estados Unidos, Portugal, França e Alemanha.

Livro-partitura

O livro-partitura do “Cancioneiro Atlântico”, publicado pela Editora Libretto em 2023, estará à venda durante o evento. Os exemplares dessa primeira edição especial, em capa dura e autografados, trazem informações detalhadas do processo de criação da obra

SERVIÇO:
Cantata “Cancioneiro Atlântico”
05 de agosto (Sábado), às 18h30, no Auditório Onofre Lopes, da Escola de Música da UFRN. Entrada franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *