Com a presença de convidados com vivência nos temas, como pessoas indígenas e com deficiência visual, a programação da Jornada Pedagógica do Sesc RN segue até quinta-feira
Nesta terça-feira (07), os educadores das Escolas Sesc do Rio Grande do Norte, iniciaram as discussões e aprendizados proporcionados na Jornada Pedagógica do Sesc, que este ano chega a sua 15ª edição reunindo mais de 130 profissionais de todas as sete unidades educacionais do Sesc no estado. Com o tema “Educação, Inclusão e Diversidade”, o evento possibilitará discussões relacionadas não só a inserção da pessoa com deficiência nas salas de aula, mas, também da cultura afro-brasileira, da cultura indígena, e das diversidades de gênero.
A programação vai até esta quinta-feira (09) e conta com oficinas ministradas por pessoas de referência nos debates acerca desses temas. Uma delas, é a Aliã Guajajara, indígena piauiense, especialista em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), e vice cacica da Aldeia Indígena Ukair em Teresina, convidada a coordenar a oficina de “Inclusão à cultura indígena na escola”, colaborando com seus conhecimentos técnicos de formação e de suas vivências. Já a “Oficina formativa para a educação multiétnica”, será conduzida pela doutora em Estudos Étnicos Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Stéphanie Moreira, que atua há 17 anos como pesquisadora e consultora nas temáticas de diversidade étnico-racial.
Outra oficina terá a participação da doutora em Educação e Inclusão Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Conceição Varela, na oficina “Inclusão (permanência e aprendizagem) e deficiência em sala de aula”, em que serão tratados como políticas de educação especial inclusiva, acessibilidade e aplicações na formação docente. A quarta oficina oferecida na programação será conduzida pela Andressa Morais, doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UNB), que tratará da temática “Gênero e diversidade nas práticas educacionais”.
Na abertura do evento, realizada na manhã de terça-feira, o jornalista e palestrante Fernando Paiva Campos, produtor de conteúdo para web sobre inclusão de pessoas com deficiência, e causa motivadora da criação da Casa Durval Paiva, trouxe reflexões acerca do capacitismo estrutural e como podemos combate-lo no dia a dia.
“O capacitismo é o preconceito contra pessoas com deficiência, então eu trago um pouco da minha trajetória, exemplificando situações capacitastes que acabam permeando a vida de toda a pessoa com deficiência, invariavelmente, pois é algo que está arreigado na sociedade. Eu acredito ser de extrema importância trazer essas discussões para o campo da educação, pois temos muito ainda a discutir e evoluir nessas questões de inclusão na prática e no dia a dia, desmistificando esses ‘pré-conceitos’ que as pessoas têm sobre o que a pessoa com deficiência é capaz de fazer ou não”, enfatizou Fernando.
Para Gedson Nunes, diretor regional do Sesc RN, o tema escolhido para a 15ª Jornada Pedagógica das Escolas do Sesc RN foi pensado visando construir cada vez mais uma educação de todos e para todos. “Temos muito orgulho de realizar este momento com toda a nossa equipe do pilar educacional do Sesc RN, proporcionando além das oficinas, momentos de trocas entre as equipes de cada escola sobre os seus cases de sucesso ao lidar com temáticas de inclusão e diversidade dentro das salas de aula. Contamos também com a presença de representantes do Departamento Nacional do Sesc que irão participar de toda a programação e levar os aprendizados e reflexões gerados para os demais regionais do país”, conta o diretor.
Deixe um comentário