
Crédito: SMS
Ao som de muito frevo, o Carnacida, carnaval da Unidade de Saúde da Família (USF) Aparecida, animou as ruas do bairro de Mãe Luiza, levando alegria e educação em saúde para a população. O dia contou com uma caminhada, convidando a população local para participar do festejo e conhecer os serviços prestados pela unidade.
A ação realizou também o trabalho de educação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e arboviroses, além de fornecer informações sobre como ter um carnaval mais saudável, como os cuidados em relação às roupas, a hidratação, proteção e alimentação durante esses dias de folia.
“A ideia foi fazer algo diferente, que trouxesse alegria, que levasse animação para a comunidade. Um momento de lazer, e que os profissionais de saúde pudessem sair do posto para fazer ação fora, juntando o carnaval de rua com as ações do posto”, explica Danielle Coutinho, profissional de Educação Física da unidade.
Além dos usuários do bairro, o dia contou com a presença dos participantes da Academia de Saúde Pajuçara, que prestigiaram o evento. “É um divertimento para a pessoa idosa, esse passeio. Tira muita coisa da cabeça do idoso. Ficamos muito dentro de casa, sozinhos”, parabenizou o evento, a aposentada Maria José da Silva.
Projeto Viver Bem
Danielle também coordena o Projeto Viver Bem na unidade, iniciativa que visa promover o bem-estar e qualidade de vida da população. O projeto oferece incentivo à prática de atividade física, além de estimular que as participantes adotem um estilo de vida ativo e equilibrado. “Como eles já estão aqui dentro do programa, a gente avalia de uma maneira mais global. Elas têm todo o acompanhamento e os atendimentos de saúde necessários. Fazemos esse projeto bem multidisciplinar, atendendo às necessidades de cada paciente”, explicou.
Mariamô, Influencer 50+ (como ela gosta de ser reconhecida), participa das atividades do grupo e prestigia também a ação de carnaval. “Eu sou uma 50 mais, em busca de saúde e com o lema de nunca desistir. Sempre venho para os encontros do programa e todo ano a unidade realiza esse carnaval e tenho o maior orgulho em participar”, comentou, ressaltando que sua marca registrada nas ações de carnaval é se vestir de mulher maravilha.
O Projeto Viver Bem oferece ações de educação física, ofertando diversas práticas corporais, reforçando os cuidados com a saúde cardiorrespiratória, alongamentos, fortalecimento muscular, entre outros. Os encontros acontecem três vezes por semana com atividades na praia e ações na unidade de Aparecida.
Deixe um comentário