Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
Para os cidadãos da cidade de Natal, uma alternativa para garantir acesso de graça em eventos voltados para o esporte é a Carteira de Deficiente. Esse título é uma Lei municipal nº 4.840/1997, que concede gratuidade de acesso às pessoas com deficiência aos eventos Desportivos na capital potiguar e a lei 13.146 de 06 de julho de 2015, que determina o direito à meia-entrada em eventos sociais, recreativos e culturais.
Para emitir o registro, é preciso ir até a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) no Palácio dos Esportes, em Petrópolis, das 8h às 14h, de segunda a sexta – o valor da confecção da carteira é R$ 10,00.
Os documentos requisitados para fazer a solicitação da carteira são os seguintes: cópia da identidade, comprovante de residência e laudo médico, além de número telefônico para contato. Se o portador do título precisar fazer a renovação é necessário informar o número da sua matrícula.
Porém, vale lembrar que as carteiras emitidas em 2019 têm data de validade até 07 de janeiro de 2020, ou seja, caso seja feita no mês de dezembro deste ano, só poderá usufruir por um curto período. Assim como será possível, a partir dessa data, solicitar o título valido para o próximo ano. Caso seja feita a partir de 2020, a validade é de um ano para o portador do documento. Para aqueles que desejam fazer a renovação, a época é entre janeiro e fevereiro do próximo ano.
Essa é uma maneira de gerar acessibilidade e inclusão para a população do Natal, principalmente para aquelas comunidades carentes. O acesso gratuito em eventos possibilita uma melhor vivência na cidade, e essa prerrogativa se aplica no esporte que sempre teve, como uma das principais funções, engajamento social.
Deixe um comentário