Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
“Chegamos aqui há cerca de cinco meses. Como mãe de paciente, estou acompanhando as melhorias do Centro que representam a esperança de um tratamento melhor não só para mim e meu filho como também para muitas mães que sofrem o mesmo drama”. Foi com estas palavras que Maria Luíza Gomes, mãe do pequeno Igor Matheus – 10 meses de idade e diagnosticado com disgenesia do corpo caloso – descreveu a importância das obras realizadas no Centro de Reabilitação Infantil e Adulto do Rio Grande do Norte (CRI/CRA).
Após investimentos na ordem de R$ 320 mil, recursos provenientes do Ministério da Saúde, o CRI está passando por um processo geral de manutenção e reformas. Com mais de 40% da obra concluída, a reforma inclui reparo de paredes, pintura, revisão e troca de cobertura e impermeabilização da unidade, troca de lâmpadas fluorescentes por Led, modernização da rede elétrica do setor ambulatório, ajustes de acessibilidade, piscina e ampliação do setor de audiologia, capinação e retirada de entulhos da área externa.
Na tarde desta quarta-feira, 19, o Governo do RN realizou a entrega da obra que já conta com o Núcleo Interno de Regulação, o qual extingue as antigas filas com o agendamento eletrônico para o atendimento, a reativação da sala de atividade de vida prática e a sala de gesso. Além dos novos espaços e serviços, foi entregue também a renovação do mobiliário – cadeiras, birôs, armários que totalizam R$ 800 mil, aportados do Orçamento Geral da União.
No ato de entrega o governador Robinson Faria comentou sobre a inauguração. “Estou terminando o meu mandato, mas hoje é um dos dias mais felizes da minha vida por estar entregando esta obra de grande simbolismo para mim. Como pai de um filho especial sei da importância deste equipamento”, disse.
“Tudo que foi e está sendo feito foi em prol dos pacientes e funcionários. Esta é uma obra que marca a história do CRI”, complementou Ítalo Targino, diretor geral do Centro. Ao fazer um balanço das mudanças e melhorias do equipamento, o diretor observou que a unidade saiu de dez para quinze especialidades médicas e citou que pela primeira vez foram entregues no estado cadeiras motorizadas, contemplando os pacientes que possuem um grau maior de comprometimento motor. De acordo com ele, somente nesta gestão foram adquiridas 3.640 cadeiras de rodas sob medida, customizadas, das quais 90% já foram entregues.
Habilitado como CER III (modalidade física, auditiva e intelectual), o Centro de Reabilitação Infantil e Adulto do RN (CRI/CRA) atende hoje 12 mil pacientes ativos, tendo ultrapassado 200 mil procedimentos em 2018, número que em 215 foi de 205.401 atendimentos. O recorde foi no mês de outubro onde foi alcançado 24.600 procedimentos/mês, considerado maior registro da história do CRI/CRA. Esse aumento se deve, principalmente, à retomada da entrega de órteses e próteses, à entrega pioneira das cadeiras motorizadas e à lotação de novos profissionais.
Deixe um comentário