A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), entregou no dia 29 de novembro, o novo espaço onde funcionará o Centro Pop. Funcionando antes na R. Aderbal de Figueiredo, 192 – Petrópolis, a unidade passa a funcionar agora na Rua Trairi 784, Petrópolis. No local é disponibilizado refeições diárias, homens e mulheres recebem acompanhamento social, psicossocial e de saúde, além de terem garantida alimentação, higiene pessoal e repouso, em atendimentos individual e coletivo. O horário de funcionamento será das 8h às 17h, de segunda a sexta, no sistema porta aberta para o atendimento dos usuários.
No Centro Pop a população de rua terá espaço para higiene pessoal; guarda de pertences; lavanderia; atendimento psicossocial; fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social dos usuários; regularização de documentos pessoais; acesso a vagas de acolhimento institucional; fortalecimento da autonomia, além de inseri-los nas outras políticas públicas, quando necessário.
“O Centro Pop é mais uma ferramenta facilitadora dos serviços que são executados pela Assistência Social pois, se configura como a porta de entrada para o atendimento e reintegração social da população em situação de rua, e visa atender às necessidades básicas desse público, criando condições para o fortalecimento da cidadania, a garantia de direitos e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito”, afirmou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.
No espaço também são realizadas oficinas terapêuticas, atividades de convívio e socialização. A saúde da população de rua é uma das preocupações da equipe multidisciplinar que acompanha o Centro Pop. O acesso ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua se dá por demanda espontânea e encaminhamentos do Serviço Especializado em Abordagem Social, de outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais e dos órgãos de defesa de direitos.
Centro POP
O Centro POP é um equipamento no qual a pessoa em situação de rua pode se dirigir para ter acesso a demandas mais emergenciais, como tomar banho, guardar pertences de uso pessoal, lavar roupas ou até mesmo descansar.
O equipamento tem a finalidade de assegurar serviços, atendimentos e atividades direcionadas ao desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a reconstrução de novos projetos de vida.
Deixe um comentário