Marca Maxmeio

Postado às 13h11 CidadeDestaque Nenhum comentário

Espaço do artesanato na Feira reúne tipologias em madeira, bordados, tecidos e fios, culinária regional e essências aromáticas.

Redação/Blog Elias Jornalista

O artesanato, uma culinária regional e a produção de essências aromáticas de 16 municípios do Rio Grande do Norte representados por cerca de 80 artesãs e artesãos, estão presentes na 59ª Festa do Boi. A participação deles é proporcionada pelo Governo do Estado por meio do Programa Estadual do Artesanato do RN (Proarte) da SETHAS.
Na Festa do Boi, até o próximo sábado, dia 20 de novembro, o artesanato feito em terras potiguares está representado em peças de diversas tipologias como madeira, bordados, fios e tecidos, couro, pedrarias. É um espaço que merece ser visitado pela representatividade cultural do RN, explica a subcoordenadora do Proarte, Graça Leal.
“Estamos na Festa do Boi que surpreende com 16 municípios e seu artesanato de altíssima qualidade”, resumo Graça Leal. De acordo com ela, este é um importante motivo para o visitante da feira visite o espaço do artesanato do Governo do Estado.
 A SETHAS / Proarte, explica Graça Leal, tem criado a política estadual do artesanato e uma das formas que isso se concretiza é pelo fortalecimento e valorização de artesãs e artesãos de todo o estado. “O Governo do Estado faz um investimento muito alto para mostrar o que os artesãos, principalmente do interior, têm produzido”, manifestou.
“Vale a pena entrar e ver a beleza que está acontecendo aqui na Festa do Boi com o artesanato de 16 municípios do Rio Grande do Norte. Nós temos tipologias como madeira, linhas e fios, produtos alimentícios ”, frisou Graça Leal.

ARTESÃOS
O artesão Márcio Scapin, 56, de Natal, disse estar feliz em participar da Festa do Boi depois de um ano e oito meses sem participar de feiras por causa da pandemia. “Aqui (espaço do Governo na Festa) é ideal para o artesanato”, disse ele que faz mosaicos em vidro e cerâmica e luminárias em madeira.

Para Fabiana Cristina de Souza Melo, 40, também de Natal, poder comercializar a produção do Bugiganga Variedades, de sua propriedade, é uma oportunidade a mais neste momento de crise. Segundo ela, sem o apoio do Governo do Estado não teria como alugar um espaço de estande em uma feira do nível da Festa do Boi. Ela faz peças em fuxico e outros materiais.
O artesão Wladimir Xavier da Silva, 51, trouxe toda a família de Martins, município serrano da região Oeste. De acordo com ele, valeu a pena o deslocamento de cerca de 400km até Parnamirim para mostrar a produção de peças de artesanato em madeira.
Em seu ateliê Recanto do Artesanato, em Martins, ele produz peças feitas em madeiras como massaranduba, roxinho, muiracatiara e pino. Além de decorativas, também são utilitárias. Ele disse que está gostando do movimento da Feira e da oportunidade de expor seus produtos.

FEIRAS
Na Multifeira Brasil Mostra Brasil, ocorrida de 5 a 15 de novembro de 2021, a SETHAS / Proarte viabilizou a participação de quase 2 mil artesãos do RN com um recorde de vendas, totalizando R $ 127.388,00 (cento e vinte e sete mil, trezentos e oitenta e oito reais) com a venda de 5.513 peças.

O Governo do Estado, por meio da SETHAS / Proarte, incentiva a participação dos (as) artesãs / artesãos do RN em feiras, por editais de seleção e também por convites.
 Este ano já foram realizados editais para a Multifeira Brasil Mostra Brasil, em novembro; a Feira Nacional do Artesanato em Olinda, Pernambuco; o 14º Salão do Artesanato Raízes Brasileira, em Brasília; a Fiart; a Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte.

SERVIÇO
Festa do Boi
Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim / RN
13 a 20 de novembro de 2021
15h às 22h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *