Marca Maxmeio

Postado às 12h11 BrasilDestaque Nenhum comentário

A entidade será recompensada com créditos de carbono por suas emissões inevitáveis.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi reconhecido nesta sexta-feira, dia 6, junto a outros quatro Comitês Olímpicos e 15 Federações Esportivas Internacionais (IFs) pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e a DOW, Parceiro de Carbono e Parceiro Olímpico Mundial, durante a Sessão de Sustentabilidade do Fórum para as Federação Internacionais, por comprometimento com o programa Esporte pela Ação Climática, da Organização das Nações Unidas com o COI.

 

O Brasil foi o segundo Comitê Olímpico do mundo e o primeiro das Américas a aderir ao programa, se comprometendo a engajar a sociedade e tomar medidas concretas para diminuir o impacto do esporte nas mudanças climáticas.

 

Os vencedores do Prêmio da Iniciativa de Carbono do Movimento Olímpico, do COI e DOW, foram anunciados virtualmente e receberam a homenagem do presidente do COI, Thomas Bach, em mensagem de reconhecimento ao envolvimento das entidades na mitigação da mudança do clima.

 

“A mudança climática continua a ser um desafio global de proporções sem precedentes para toda a humanidade e exige uma resposta sem precedentes de todos nós”, diz o presidente do COI, Thomas Bach, em uma mensagem de vídeo. “Como uma organização dedicada a tornar o mundo um lugar melhor por meio do esporte, o COI quer garantir que a comunidade olímpica contribua com os esforços globais para enfrentar as mudanças climáticas. Este compromisso com a ação climática é uma ilustração notável de como todos nós no esporte, seja um Comitê Olímpico Nacional ou uma Federação Esportiva Internacional, podemos contribuir significativamente para reduzir nossa pegada de carbono.”

 

O COI e a Dow lançaram o prêmio em 2019 para incentivar as IFs e os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) a planejar e implementar ações climáticas tangíveis em suas operações. Para serem reconhecidas, as entidades devem fazer parte do “Esporte pela Ação Climática” da ONU e apresentar dados detalhados sobre seus planos de redução de carbono, de forma que entendam e meçam melhor sua pegada de carbono anual.

 

“Esse reconhecimento é muito importante à medida em que o COB se propõe a liderar essa transformação quanto à sustentabilidade no esporte. E fazemos isso dando o exemplo e engajando toda nossa comunidade”, diz Paulo Wanderley, presidente do COB.

 

“O esporte tem um enorme poder de incitar a ação globalmente e esta iniciativa criou uma plataforma de sucesso para educar, inspirar e impulsionar os esforços voltados para o combate às mudanças climáticas”, disse Mike Reed, vice-presidente de Soluções Olímpicas e Esportivas da Dow. “O trabalho em equipe é fundamental no esporte e, se quisermos realmente abordar as mudanças climáticas, reduzir as emissões de carbono e ir além da compensação, precisamos de parcerias eficazes. Sentimos que este prêmio e nossa colaboração com o COI é uma demonstração da aplicação do poder do esporte e do trabalho em equipe com e em todo o Movimento Olímpico para causar um impacto e criar um legado positivo ”.

 

Como premiação, os IFs e NOCs que comprovadamente estão trabalhando na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no âmbito de suas organizações e respectivos eventos serão recompensados com créditos de carbono por suas emissões inevitáveis de carbono.

 

As compensações de carbono oferecidas como parte da iniciativa foram permanentemente retiradas do mercado. Elas incluem um conjunto diversificado de soluções climáticas, desde a conservação de ecossistemas e evitando o desmatamento até a eficiência energética e energias renováveis. Os projetos foram implementados em vários continentes, incluindo as Américas, África e Ásia, e estão em conformidade com os padrões aprovados pela Aliança Internacional de Redução e Compensação de Carbono (ICROA).

 

“Sustentabilidade está dentro do mapa estratégico do COB para o Ciclo 21-24. Entendemos que o esporte pode contribuir de diversas formas para uma sociedade melhor e se engajando na proteção do meio ambiente é uma delas”, afirma a diretora de Comunicação e Marketing, Manoela Penna.

 

Inventário de Carbono

 

O COB realizou seu inventário de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa (GEE), uma forma de quantificar as fontes de emissão de carbono atendendo às principais demandas do mercado (INEA 64, Selo Clima, Programa Brasileiro do GHG Protocol, CETESB 254, ISO 14.064 e Decreto 46.674).

 

O relatório é gerado a partir da compilação e análise de dados, como área geral da sede do Centro de Treinamento; equipe; consumo de energia; voos; papéis impressos; compra de equipamentos; e resíduos.

 

Após esta quantificação se obtêm, como resultado final, a quantidade de toneladas de carbono emitidas pelas atividades do comitê, que posteriormente é precificado e revertida em um total de números de árvores e outras formas de compensação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *