Marca Maxmeio

Postado às 12h09 CulturaDestaque Nenhum comentário

Com o espetáculo, Sinapse Darwin, grupo fará apresentações em cidades do Ceará, Paraíba e Pernambuco até novembro. Crédito Bruno Martins.

O espetáculo Sinapse Darwin estreou no ano de 2021 com circulações por Natal e outras cidades do Rio Grande do Norte, de São Paulo e também esteve no Festival Internacional de São José do Rio Preto e no Sesc Interlagos. Agora, o coletivo Casa de Zoé se prepara para levar a obra, de setembro a novembro deste ano, para os estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, através do Circuito Nordeste.

 

A peça, que agora retorna com uma versão também em palco italiano, é inspirada na vida e na obra do pesquisador e naturalista Charles Robert Darwin e remonta sua história de forma inusitada. Desobediente ao tempo e à geografia, sua linha narrativa se faz livre nos caminhos imprevisíveis do pensamento. Espelhados pela memória e requisitando a imaginação, fatos icônicos como nascimento, formação e jornada vão gradualmente revelando, ou construindo, os alicerces das teorias contidas em “A Origem das Espécies”.

 

A história de Darwin chama atenção por sua disposição a diferentes geografias, pelo respeito e admiração às diversidades étnicas, e pela perspicácia em estabelecer os princípios científicos para sustentação de suas afirmações. Darwin não foi o primeiro a dizer que a vida na terra é derivada de uma longa e diversa cadeia evolutiva. Além do filósofo muçulmano Al-Jahiz, há mil anos, o próprio avô de Darwin já alertava sobre esse processo.

 

Sinapse Darwin, ao evocar regiões lúdicas e instáveis do pensamento, o faz a partir de muita engenhosidade e elaboração. Para realização cênica da obra, em acordo com seus propósitos, toda uma estrutura precisou ser montada ou mesmo construída. Catracas, roldanas, equipamentos eletrônicos e sintetizadores são alinhados para tornar possível essa simulação, tudo montado em um cenário diferente, construído com peças mecânicas, permitindo que o espetáculo desperte curiosidade.

 

A peça é executada sobre uma estrutura autônoma de luz, som e palco, tudo pertencente à Casa de Zoé, podendo ser armada em qualquer lugar. A direção musical do espetáculo é de Caio Padilha, que também executa a trilha sonora ao vivo. O espetáculo tem direção geral e dramaturgia de César Ferrario, e direção de arte de João Marcelino.

 

Sinapse Darwin tem patrocínio pelo edital Banco do Nordeste – BNB nas cidades de Fortaleza, Sobral e Juazeiro. E, da Myriam Muniz – Funarte nas cidades de Guaramiranga, João Pessoa, Campina Grande, Crato e Recife, além de Garanhuns que terá espetáculo em 2025.

 

Casa de Zoé

 

A Casa de Zoé, idealizada pela atriz Titina Medeiros e sediada em Natal, no Rio Grande do Norte, marca o início de suas atividades em 2017. Atualmente mantém os seus três espetáculos produzidos em repertório, “Meu Seridó” (2017), “Sinapse Darwin” (2021) e “Clenyldes & Clenôrys” (2024), e através deles já se fez presente em mais de 70 cidades, em 22 estados brasileiros. O coletivo, reunindo mais de 15 profissionais, entre técnicos e artistas, mantém uma pesquisa estética ininterrupta desde sua fundação.

 

Calendário de apresentações – Sinapse Darwin Circuito Nordeste

 

05 SET – Fortaleza/CE – Local: Cine São Luiz – 20h

07 SET – Guaramiranga/CE – Local: Praça do Teatro Rachel de Queiroz (Festival Nordestino de Teatro) – 19h

11 SET Sobral/CE – Local: Praça São José – 20h

 

07 NOV – Campina Grande /PB

10 NOV – Juazeiro do Norte/CE

12 NOV – Crato/CE

 

Recife/PE – duas apresentações (datas a confirmar)

João Pessoa/PB – duas apresentações (datas a confirmar)

 

FICHA TÉCNICA

Elenco – Titina Medeiros/Manu Azevedo, Ananda K., Nara Kelly, Múcia Teixeira, Dudu Galvão, Igor Fortunato/Thazio Menezes, Toni Gregório e Yves Fernandes.

 

Técnicos de Cena – Juca Santos, Flávio Torreão e Leiroy Cheridan

Roteiro Dramatúrgico e Direção – César Ferrario

Direção de Arte – João Marcelino

Direção Musical – Caio Padilha

Trilha Sonora Original – Caio Padilha, Yves Fernandes e Toni Gregório

Direção de Movimento – Dudu Galvão

Iluminação e Cenografia – Rogério Ferraz

Coordenador técnico e Técnico de Luz – Sandro Paixão

Técnico de Áudio – Medson Rigne

Assistentes de Direção de Arte – Irapuan Júnior, Victor D’melo e Paulo Lima

Costureiras – Fátima Dantas e Nely Hazbun

Ilustração e Designer Gráfico – Filipe Anjo

Produtor de Arte – Janielson Silva

Produção Executiva e Direção de Produção – Carol Carvalho

Produção Casa de Zoé – Titina Medeiros e César Ferrario

Coordenação Geral de Produção – Arlindo Bezerra

Assessoria de Comunicação – G7 Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *