Redação/Blog Elias Jornalista
Projeto faz parte do Movimento Sinfônico, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte
Criado com o objetivo de conectar jovens solistas de todo Brasil e proporcionar oportunidades, o Concurso Jovens Solistas Aldo Parisot – Etapa Nacional é uma ação da temporada 2021 do projeto Movimento Sinfônico, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN. As inscrições estão disponíveis no site (www.osrn.com.br/concursojovenssolistas) até o próximo domingo (18).
A Etapa Nacional é voltada para instrumentistas (oboé, flauta transversal, fagote, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba, violino, viola, violão, piano, violoncelo, contrabaixo, percussão – todo instrumental comum as práticas sinfônicas) entre 12 a 28 anos, nascidos no Brasil ou pessoas oficialmente naturalizadas brasileiras, residentes ou não no país.
Realizado integralmente de maneira virtual, a etapa seletiva conta com especialistas, votação popular na final e premiação em dinheiro para os vencedores. Os candidatos devem apresentar interpretação de apenas uma obra que pode ser: concerto; movimento de concerto; peça concertante, peça solo ou peça para solistas e orquestra. O vídeo deve ser gravado especialmente para o concurso.
A Comissão Avaliadora fará a análise de todos os inscritos, tendo por base o vídeo e um breve currículo disponibilizado pelo participante. A relação dos finalistas será divulgada no dia 22 de julho no site da OSRN, sendo a final no dia 28 de julho, durante o programa Quartas Clássicas, às 20h, no canal oficial da Orquestra, no YouTube.
Os finalistas terão seus vídeos exibidos no canal para apreciação e votação popular a partir do dia 23 de julho, das 9h até o final da exibição do material na programação ao vivo, que também fará a divulgação do resultado durante o programa.
O vencedor, pelo Voto Popular, recebe certificado e R$ 1 mil reais e, o do Júri Oficial, recebe certificado e R$ 3 mil reais de prêmio, repassados dentro do sistema de pagamentos autorizados pela Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão. Há ainda possibilidade de o ganhador ser convidado a participar como solista junto a OSRN. Confira regulamento completo e inscrições para Etapa Nacional na página www.osrn.com.br.
O projeto Movimento Sinfônico, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN é realizado através das Leis de Incentivo à Cultura, Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com patrocínio da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia; da Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão, com patrocínio da UNIMED Natal e Hospital do Coração. Produção da LL Lerner e da MAPA Realizações Culturais.
O Homenageado – Aldo Parisot
Violoncelista, músico e compositor, Aldo Parisot foi considerado um dos professores de violoncelo mais importantes do mundo. Nascido em Natal-RN e naturalizado nos Estados Unidos, onde ensinou por 60 anos na Universidade de Yale, Parisot morreu em dezembro de 2018, aos 100 anos de idade, sendo considerado um dos grandes músicos do século 20.
Junto com o seu irmão, Italo Babini, aprenderam violoncelo com o padrasto Tomazzo Babini. Realizou seu primeiro recital aos 6 anos de idade e aos 12, já no Rio de Janeiro, solou com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Foi assistente de Villa-Lobos e dirigiu algumas das maiores orquestras do mundo. Seu talento chamou a atenção de Carleton Sprague Smith, attaché da Embaixada norte-americana, que lhe conseguiu bolsa em Yale.
Respeitado e conhecido em todo o mundo, Parisot nunca deixou de divulgar a música brasileira.
Movimento Sinfônico 2021 – Concurso Jovens Solistas Aldo Parisot
ETAPA NACIONAL
Inscrições: Até 18 de julho (18h)
Site: www.osrn.com.br
Voto Popular: A partir do dia 23 de julho
FINAL: 28 de julho, às 20h |Programa Quartas Clássicas
Transmissão ao vivo no canal oficial da OSRN
Onde: http://www.youtube.com/c/OSRN_OFICIAL
Em caso de dúvida sobre as inscrições: orquestrasinfonicarn@gmail.com
A OSRN é sua! Siga nossas redes sociais –
Facebook – @rnsinfonica
Instagram – @rnsinfonica
Deixe um comentário