Combate à fome unifica ações dos estados nordestinos para fortalecer agricultura familiar.
Gestores(as) das pastas relacionadas à agricultura familiar reafirmam compromisso com a produção de alimentos saudáveis para a garantia da soberania alimentar.
“Abraçar” o PAS-NE como prioridade para o desenvolvimento rural do Nordeste, com respaldo do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) sob o aspecto de garantia de investimentos e criação de linhas específicas para a região, continuará sendo a missão central da Câmara Temática da Agricultura Familiar. O órgão consultivo ligado ao Consórcio Nordeste realizou reunião em Natal (RN), na última quarta-feira (25).
“A agricultura familiar, que é responsável pela produção de cerca de 70% dos alimentos saudáveis consumidos no Brasil, tem um papel importante e estratégico para combater a fome, por isso esse foi um dos pontos centrais da discussão”, afirmou o secretário Alexandre Lima, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF) e coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar.
Na reunião que transcorreu nos turnos manhã e tarde, na Governadoria, no Centro Administrativo, os gestores e as gestoras participantes definiram que o alinhamento das políticas públicas estaduais, proposto por meio do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS-NE), que potencializa as semelhanças e respeita as devidas diferenças, será o ponto convergente para o desenvolvimento rural dos noves estados nordestinos. Presente ao evento, o subsecretário do Consórcio Nordeste, Diego Pessoa, destacou que uma das ações pensadas em conjunto diz respeito à mecanização da agricultura familiar.
“Estamos elaborando um protocolo com a China no sentido de auxiliar os produtores da agricultura familiar a acessarem máquinas adequadas, que não contaminem o solo, para que seja ampliada a produção e consequente oferta de alimentos saudáveis em toda a região”, afirmou. A necessidade de mecanização agrícola, adaptada à realidade da agricultura familiar, integra a pauta que será apresentada ao ministro Paulo Teixeira, titular do MDA, que fará uma visita ao Rio Grande do Norte no mês de fevereiro.
Além do fortalecimento do PAS-NE e da mecanização agrícola adaptada à agricultura familiar, as demandas definidas na Câmara Temática para serem encaminhadas ao MDA incluem ainda o fortalecimento da assistência técnica e extensão rural visando a transição agroecológica e também adequação do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) à realidade do Nordeste.
Ex-diretor da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR-BA), e atual consultor do Banco Mundial, o agrônomo Wilson Dias participou da reunião e afirmou que sua função atual está em consonância com as necessidades dos estados nordestinos no que diz respeito à agenda da agricultura familiar. “Mapear e auxiliar os empreendimentos rurais de acordo com suas necessidades, desde melhoria no campo da produção, ao acesso a crédito e comercialização”, reforçou.
NIVELAMENTO – A 17ª Reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar foi a primeira após o processo eleitoral, de modo que o encontro teve um caráter de nivelamento, tendo em vista que a maior parte do secretariado é formado por novos nomes. Em Alagoas, por exemplo, a Secretaria de Agricultura passou a ter nova estrutura, agregando uma secretaria executiva voltada especialmente à agricultura familiar.
A secretária Carla Dantas, acompanhada da secretária executiva Renata Monteiro e do superintendente Rodrigo Araújo, reafirmou que o Rio Grande do Norte tem sido citado como referência na região e aproveitou a vinda ao estado potiguar para conhecer as políticas executadas pela SEDRAF, secretaria criada em 2019, no primeiro mandato da professora Fátima Bezerra, justamente para preencher a falta de ações específicas ao segmento. “Com certeza tivemos muitos ensinamentos e vamos procurar, dentro das possibilidades e de acordo com a nossa realidade, definir o que podemos replicar no nosso estado”, assegurou.
O evento contou com a presença de Carla Dantas, secretária da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (SEAGRI-AL), acompanhada de Renata Monteiro (secretária executiva) e Rodrigo Otávio (superintendente de Irrigação); Osni Cardoso, secretário do Desenvolvimento Rural (SDR/BA), Adriano Costa (chefe de gabinete), Lanns Almeida, diretor-superintendente (BAHIATER) e Jeandro Ribeiro (diretor da CAR-BA); Francisco “Dedé” Teixeira, assessor da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA/CE); Diego Rolim, secretário da Agricultura Familiar (SAF-MA); Bivar de Souza Duda (secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS-PB), com os assessores Geovanni Medeiros Costa e Patrício Farias (assessores). Em modo virtual, a secretária Rejane Tavares (SAF-PI).
E ainda a equipe da SEDRAF-RN: César Oliveira (diretor da EMATER-RN), Cláudia Suassuna (chefe de gabinete); Gabrielly Sousa (coordenadora de Mulheres e Juventude); Alessandro Nunes (coordenador Agroecologia e Convivência com o Semiárido), Emerson Cenzi (coordenador de Acesso a Mercados e Cooperativismo), João Vicente (coordenador de Apoio à Reforma Agrária e Regularização Fundiária) e Lucivaldo Vieira (coordenador do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural).
Deixe um comentário