Crédito: SMS

Na quarta-feira (21), aconteceu o primeiro momento da capacitação “Natal faz bonito no Faça Bonito”, evento alusivo ao Maio Laranja – Campanha Faça Bonito, que visa mobilizar a sociedade para a prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo de Prevenção às Violências e Saúde da Criança, o primeiro encontro reuniu profissionais de saúde dos Distritos Sanitários Sul e Leste com a intenção de conscientizar sobre a importância de identificar, notificar e acompanhar os casos de violência sexual contra o público infantojuvenil.

“Essa ação é essencial para criação de diálogo, provocar reflexões e ampliar o debate sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes em nosso território”, comentou Isa Freitas, chefe da atenção básica do Distrito Sanitário Sul sobre o encontro. Para a chefe da epidemiologia do distrito Sul, Alessandra Pierre, o momento de união entre os trabalhadores dos distritos Sul e Leste é de extrema importância. “Os dois distritos se reúnem pelo segundo ano consecutivo para promover um momento de qualificação para os profissionais da rede, visando fortalecer o acolhimento e o manejo das demandas dentro da perspectiva de uma rede interligada de cuidados”, disse.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela assessora jurídica do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte (CEDECA/RN), Carolina Finizola, que proporcionou um diálogo sobre os aspectos legais relacionados às situações de violência. “O objetivo hoje foi justamente trazer o arcabouço legal, a legislação, dados estatísticos para os profissionais de saúde para que eles possam conhecer sobre violência sexual, entender os seus fenômenos, entender a obrigatoriedade das notificações, e a forma de acolher com escuta especializada essas possíveis vítimas”, explicou.

O Centro de Referência a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual (Centro Abraçar) também foi apresentado durante a ação. O abraçar é um importante equipamento da Prefeitura do Natal, que reúne em um único local diversos serviços, como atendimento médico, de enfermagem, psicológico e com assistentes sociais. Ofertado em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e Polícia Civil, o serviço visa contribuir para detectar, notificar, cuidar, minimizar e prevenir situações de revitimização às pessoas menores de 18 anos em situação de violência, abuso ou exploração sexual.

O fluxo de acolhimento para casos de violência interpessoal e autoprovocada do território, principalmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Satélite, foi apresentado por profissionais que atuam no serviço, que trouxeram relatos de suas experiências e estratégias adotadas no manejo dos casos de violência. A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Rosângela Lima também falou da atuação da unidade na condução de casos de violência, realizando um trabalho de escuta qualificada, no acolhimento humanizado e na articulação com os serviços da rede.

Para a assistente social da UBS São João, Maria Eleonora Barreto, que prestigiou a ação, o momento foi bastante edificante. “Temos estado diante de casos de violência na unidade, então achei o evento muito oportuno. Esse encontro traz um norte para nossa atuação enquanto atenção básica”, falou.

Os profissionais do Distrito Sanitário Oeste participam  do encontro nesta quinta-feira (22), no Auditório do SAMU Natal, localizado na Av. Nascimento de Castro, n.º 300, no bairro de Dix-Sept Rosado. Na terça-feira (27), é a vez dos representantes dos Distritos Sanitários Norte I e Norte II se reunirem no Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Natal, localizado na rua Brusque, n.º 2926, em Potengi.

Maio Laranja – Campanha Faça Bonito

Ao longo do mês, as unidades de saúde do município realizam ações de conscientização sobre o Maio Laranja – Campanha Faça Bonito, oferecendo diversas atividades como salas de espera, rodas de conversa e palestras, com a intenção de mobilizar e sensibilizar a população sobre o combate ao abuso e exploração infantil.

A data de 18 de maio foi o dia escolhido, por meio da Lei Federal 9.970/00, para oficializar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes, em alusão à morte de Araceli Crespo, criança de 8 anos raptada, abusada e assassinada no Espírito Santo. O caso deu início à causa nacional “Faça Bonito”, motivada pela impunidade do caso, e à campanha Maio Laranja, com o intuito de proteger crianças e adolescentes e assegurar dignidade humana a eles, assim como garantir que se desenvolvam seguramente.