Comissão Organizadora da VI Conferência Estadual das Cidades realiza sua primeira caravana de mobilização.

Crédito Arte: Alusk Maciel
A Comissão Organizadora da VI Conferência Estadual das Cidades do Rio Grande do Norte realiza, nesta semana, sua primeira caravana de mobilização pelo estado. As atividades acontecerão nos dias 13 e 14 de maio, contemplando os territórios do Seridó, Alto Oeste e Sertão do Apodi, com eventos informativos voltados para a realização das conferências municipais.
O objetivo das reuniões é orientar gestores e gestoras municipais sobre a organização de suas respectivas conferências, que devem ocorrer até o dia 30 de junho. Essas conferências são uma etapa preparatória para a conferência estadual, marcada para os dias 14 e 15 de agosto, em Natal.
Tanto as etapas municipais quanto a estadual antecedem a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em outubro, em Brasília. O evento reunirá delegadas e delegados de todo o país para discutir propostas encaminhadas pelas conferências estaduais.
Por isso as conferências municipais são fundamentais para o evento nacional: apenas as propostas e delegações aprovadas nas etapas municipais e, posteriormente, nas estaduais poderão ser levadas à conferência nacional. Essas propostas devem se alinhar aos eixos temáticos da conferência nacional, que tem como tema central: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
Para facilitar esse fluxo das etapas municipais até a nacional, durante as caravanas de mobilização, os participantes também receberão informações sobre o tema e os eixos da conferência, além de orientações sobre como utilizar a plataforma ReDUS, onde deverão ser compilados os documentos e registros das conferências municipais e estaduais.
“Para garantir uma participação ampla e democrática, a Comissão Organizadora Estadual promoverá quatro caravanas de mobilização em diferentes regiões do Rio Grande do Norte, com o objetivo de viabilizar a realização do maior número possível de conferências municipais”, disse Lúcia Pessoa, ponto focal estadual. Os encontros acontecerão ao longo de quatro semanas, entre os dias 13 e 24 de maio.
Confira abaixo as datas, cidades, locais e horário de realização de cada encontro. O evento em Natal ainda não tem data e local definido, mas deve ocorrer após os demais eventos.
13/05 – Pau dos Ferros (UERN, 9h)
13/05 – Apodi (IFRN, 14h)
14/05 – Mossoró (E. E. Jerônimo Rosado, 9h)
14/05 – Lajes (IFRN, 14h)
20/05 – Caicó (local a definir, 9h)
20/05 – Santa Cruz (local a definir, 14h)
21/05 – São Paulo do Potengi (local a definir, 9h)
21/05 – João Câmara (local a definir, 14h)
22/05 – Canguaretama (local a definir, 9h)
Deixe um comentário