Marca Maxmeio

Postado às 10h03 CidadeDestaque Nenhum comentário

Comitê de Especialista apresenta cenário da Covid-19 no RN.

Redação/Blog Elias Jornalista

O Comitê de Especialistas da secretaria estadual da Saúde Pública (Sesap/RN), se reúne nesta sexta-feira (12), no Auditório Master da Escola de Governo.

Na ocasião, serão apresentados dados referentes ao momento atual da Pandemia da Covid-19 com apresentação da situação Epidemiológica, a partir do Indicador Composto e o resultado do Inquérito Epidemiológico, que teve como objetivo o mapeamento do comportamento da Covid-19 em todas as regiões do Estado do Rio Grande do Norte.

O “Indicador Composto” foi desenvolvido pelo Comitê Científico, com a participação decisiva do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRN, que se soma aos indicadores como: taxa de ocupação de leitos e o índice de transmissibilidade. Os dados serão apresentados pelo professor Ângelo Roncalli, professor do programa de Saúde Coletiva da UFRN e membro do Comitê Científico da SESAP.

A pesquisa aconteceu em três etapas com intervalo de uma semana entre elas, sendo 2.300 domicílios aproximadamente em cada etapa. O inquérito tem o apoio do Comitê Científico instaurado desde o início da pandemia com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)/UFRN.

INDICADOR COMPOSTO

O indicador reúne nove variáveis que traçam um olhar mais apurado sobre a situação de cada município e um escore que mostra a evolução a cada semana. Isso permitirá a tomada de decisões para evitar que o crescimento de casos tenha como resultado um surto local ou em aumento de casos de taxas de ocupação de leitos.

“Um importante instrumento com contribuição decisiva da ciência, como vem sendo desde o início, sob a coordenação da professora Fátima Bezerra, para ter o melhor resultado em salvar vidas, que é o objetivo do SUS e da ação governamental”, ressaltou o secretário Cipriano Maia.

Data: 12 de março (Sexta-feira)
Horário: 16h30
Local: Auditório Master da Escola do Governo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *