Marca Maxmeio

Postado às 08h02 CidadeDestaque Nenhum comentário

(Foto: Rosilene Pereira).

Redação/Blog Elias Jornalista

A comunidade que usufrui da Escola Estadual Zila Mamede, localizada no Conjunto Pajuçara, na Zona Norte de Natal, deu um grande salto no quesito educação com os investimentos feitos pelo Governo do RN por meio do Projeto Governo Cidadão. Mas eles não se deram por satisfeitos e foram além: aproveitaram a onda de avanços para implantar um novo modelo de gestão, consciente de suas responsabilidades, e também para complementar os benefícios recebidos.

A escola passou por uma grande obra de reforma e ampliação, finalizada em maio de 2021 pelo Governo Cidadão e Secretaria de Estado da Educação (Seec), quando foram investidos R$ 2,6 milhões em obras e equipamentos com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. Os quase mil alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, do 7º ano à 3ª série, ganharam novas salas de aulas, bibliotecas, sala multifuncional, laboratórios, quadra coberta, anfiteatro, entre outros espaços.

Elevada a este patamar de melhoramentos, Adriana Jerônimo, gestora do colégio, arregaçou as mangas e avançou mais: “Recorremos ao caixa escolar, onde haviam recursos de 2018; convocamos nossos servidores para usarem suas potencialidades; e também contamos com a ajuda da Secretaria de Educação”, revela, ensinando o caminho para outras unidades escolares.

Conectividade

A reforma no colégio permitiu, por exemplo, melhorias que antes não eram possíveis de serem implantadas, como a conectividade em todo o prédio. “Com nossos recursos, colocamos Internet wifi cabeada em todas as salas, dinamizando as novas instalações que recebemos do Governo”, explica Adriana. Detalhes como aparelhos de modem e roteadores instalados com grades, para evitar danos, demonstram o zelo da unidade com o recurso público.

Inclusão

Outro avanço visível implantado pela escola pós-projeto do Governo Cidadão foi a inclusão de uma comunicação para pessoas com necessidades auditivas, como os seis estudantes matriculados no local. “Temos duas professoras de libras e dois intérpretes em nosso quadro; eles se uniram em uma equipe de inclusão para padronizar uma sinalização visual indicativa nos corredores e nas salas. Fizemos um curso online de libras para professores e funcionários – do qual eu participei e fui entusiasta”, conta.

Um engenheiro cedido pela SEEC elaborou um projeto e a escola instalou um toque luminoso, em vez de um toque sonoro. Assim, a cada início e fim de aula, uma lâmpada vermelha acende, indicando a troca de horário. Dessa forma, a escola está se tornando referência em inclusão de estudantes com essas necessidades.

Segurança

A aquisição de rádios comunicadores para acelerar as tarefas diárias dos servidores, o uso de crachás e uniformes de identificação, a revitalização dos jardins e a instalação de grades e cercas para ampliar a segurança, completam o rol de avanços adotados com recursos próprios. “Consegui com a SEEC uma empresa de segurança e um vigilante fica na escola à noite, fins de semana e feriados, cuidando desse nosso patrimônio conseguido com esforço, depois que um governo olhou de verdade para a nossa Escola”, completa Adriana.

“Temos aqui um exemplo de cuidado com esse ambiente que é essencial ao desenvolvimento de uma sociedade. E um exemplo de que, unindo forças, vamos além”, disse o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro.

Somente em 2021, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), 11 escolas foram entregues ampliadas e reformadas para beneficiar milhares de alunos, professores e funcionários, via Governo Cidadão.

Além da Zila Mamede, foram concluídas as obras das escolas estaduais Ubaldo Bezerra (Ceará-Mirim), José Avelino (Afonso Bezerra), Raimundo Soares (Natal), Domitila Noronha (Serrinha), Duque de Caixas (Macau), Frutuoso Gomes (Frutuoso Gomes), Gilberto Rola (Mossoró), Dinarte Mariz (Alexandria), Jerônimo Rosado (Governador Dix-Sept Rosado) e Josefina Xavier (Lucrécia), totalizando mais de R$ 25 milhões investidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *