Com quase 80% de conclusão, as obras da Barragem de Lucrécia, no município de mesmo nome no Oeste Potiguar, foram vistoriadas pelos consultores das áreas de Engenharia, Ambiental e de Comunicação do Projeto Governo Cidadão, nestas quinta (9) e sexta-feira (10).
Os serviços de recuperação do reservatório estão recebendo um investimento do Governo Estadual de aproximadamente R$ 13 milhões, com recursos estaduais viabilizados pelo empréstimo junto ao Banco Mundial.
As equipes estiveram no local para acompanhar a obra sob diversos aspectos, verificando a execução, em si, cumprimento de salvaguardas ambientais, ligação das redes de energia e água das casas reconstruídas devido ao impacto da obra, e se vem sendo dada a transparência necessária a todo o processo, seguindo o Plano de Comunicação desenvolvido para este fim.
A equipe pode verificar in loco as ações que foram e vêm sendo executadas, como como a recuperação da pavimentação da Avenida Chiquinho Galdino, que vinha sofrendo com o alto impacto causado pelo tráfego intenso de veículos e caçambas; os serviços de remoção da vegetação ao longo dos maciços, de escavação e do reaterro ao longo da crista do barramento auxiliar (parede auxiliar mais extensa, onde está localizada a comporta) do açude da cidade.
As equipes ainda verificaram o andamento da recomposição da tomada d’água e outros pequenos serviços, como a finalização das calhas. A obra será entregue ainda neste primeiro semestre de 2023.
Na ocasião, foi possível dar continuidade a conversas com a população, já devidamente informada do andamento desses serviços, garantindo a segurança para quem vive na cidade. Ainda com foco na segurança dos lucrecianos, toda área está isolada e com acesso restrito.Ao final das visitas, os consultores se reuniram com as equipes das empresas executora e supervisora, Consórcio EIT Encalso e QS Oiticica.
SEGURANÇA
A barragem terá um Plano de Ação de Emergência (PAE) como forma de se adequar ao Plano Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). O documento técnico identifica as situações de emergência que podem pôr em risco a barragem, além de estabelecer ações, definindo os entes a serem notificados dessas ocorrências.
O PAE é um conjunto de ações físicas e de planejamento prévio – junto aos órgãos competentes – imprescindível para evitar ou minimizar danos com perdas de vida, às propriedades e às comunidades a jusante no caso de um eventual sinistro.
Com este objetivo, a Barragem de Lucrécia receberá um equipamento de sonorização por meio da qual, junto às placas de sinalização, a população poderá ser alertada e direcionada aos pontos de segurança.
Deixe um comentário