Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
Em requerimento dirigido ao governo estadual, a deputada Cristiane Dantas (SDD) solicita que as regras e medidas contra a Covid-19 flexibilizem o uso de máscara de proteção para pessoas com deficiência intelectual ou transtornos psicossociais. A deputada estende a solicitação para os que apresentem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com necessidade reconhecida.
“Muitas pessoas com deficiência intelectual ou transtornos psicossociais, entre elas as que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA), necessitam sair de suas residências para caminhar, praticar exercícios, mudar de ambiente, mas sofrem a reatividade sensorial a texturas, objetos ou qualquer contato externo com a sua pele, o que pode gerar dor, sofrimento e pode desencadear crises seríssimas”, justifica a parlamentar.
Cristiane Dantas lembra que em função da questão sensorial, as pessoas com TEA acabam manipulando muito as máscaras e o que seria um meio de proteção, se torna meio de contaminação. A parlamentar cita relatório da virologista Nadia Rossi, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que aponta a máscara como excelente instrumento de defesa, mas desde que usada adequadamente.
Deixe um comentário