O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS–ER), principal referência do SENAI no Brasil em educação profissional para as indústrias de gás e de energia, completa 21 anos de operação na próxima quarta-feira (22) e marca a ocasião com o anúncio de novas investidas voltadas ao offshore e à eletromobilidade.
“Nós vamos expandir nossa atuação com passos cada vez mais firmes nessas duas áreas, em um contexto em que a transição energética é inadiável no Brasil e no mundo e a indústria, e a sustentabilidade, demandam novos perfis de profissionais em campo”, diz o diretor do SENAI-RN, do CTGAS–ER e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.
“Mais de 160 mil profissionais do Rio Grande do Norte e de outros estados do Brasil já foram preparados no CTGAS–ER ou estão neste momento dentro das nossas salas de aula e laboratórios turbinando sua qualificação para indústrias de vários segmentos e nós enxergamos muito espaço para expansão desse movimento, de forma sustentável e com qualidade, nos próximos anos”, acrescenta o diretor.
Evento
O evento que marca o aniversário e oficializará os novos rumos do CTGAS–ER será realizado a partir das 10h30 da quarta (22), mesma data de aniversário do Centro. A programação ocorrerá no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que sedia o CTGAS–ER, em Natal. Autoridades e representantes de instituições públicas e privadas com atuação em áreas como petróleo, gás, veículos, energias renováveis e educação, além de Conselhos e entidades empresariais, participam.
A programação, para convidados, está inserida na comemoração dos 70 anos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, entidade que encabeça o Sistema FIERN – constituído também por SENAI, SESI e IEL no estado. “É uma data que celebramos com o olhar atento nas novas fronteiras do offshore e do hidrogênio verde e conscientes de que há muito mais para fazermos”, diz o presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo.
Na ocasião, serão formalizadas novas parcerias com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Maersk Training Brasil, parte da gigante dinamarquesa do setor de logística A.P. Miller – Maersk, também maior empresa de treinamentos profissionais para a indústria de energia eólica do mundo.
“Vamos expandir oficialmente nossa atuação para qualificar o pessoal que vai trabalhar em parques eólicos offshore (no mar), e vamos construir esse caminho ampliando a parceria que temos desenvolvido com a Maersk Training”, antecipou o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello. “No campo da eletromobilidade, anunciaremos com o Banco do Nordeste um contrato para implantação do primeiro laboratório do Nordeste para formação de profissionais que irão atuar na conversão e reparação de veículos elétricos”, acrescentou ainda.
Mello observa que o CTGAS nasceu como centro nacional de tecnologias e que, ao longo de sua trajetória, teve participação decisiva para o fortalecimento da indústria por meio de ações nas áreas de educação, pesquisa aplicada e serviços tecnológicos.
“Nós fomos pioneiros na preparação de pessoas para atuar na cadeia produtiva do gás no Brasil, formamos outras milhares para parques eólicos em terra e para o setor de energia solar. Agora, damos novos passos, em direção a indústrias nascentes e absolutamente estratégicas para o país”, diz ele.
O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, complementa que “celebrar o CTGAS–ER é também celebrar a excelência do SENAI-RN na formação de profissionais que atuam nas indústrias de energias, petróleo e gás não só do Rio Grande do Norte, como de todo país”. “O CTGAS–ER é a principal referência nessa área e temos a grande satisfação de poder contribuir, por meio da educação profissional de qualidade, desenvolvimento de pesquisa e tecnologias, com um setor que é primordial para a economia nacional”, frisou o presidente.
SOBRE O CTGAS–ER
O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS–ER) é parte da rede SENAI do Rio Grande do Norte.
Foi inaugurado em 22 de março de 2002 como referência nacional para o desenvolvimento da indústria do gás natural e, a partir de 2009, expandiu a atuação para a então nascente indústria das energias renováveis – uma das mais estratégicas para o crescimento socioeconômico sustentável do Brasil e do mundo.
O Centro foi inaugurado a partir de uma parceria inédita entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a FIERN, o SENAI e a Petrobras.
Documentos históricos sobre a trajetória apontam que foi inicialmente constituído com a missão de prover e antecipar soluções para a indústria do gás natural do Brasil, através de educação profissional, assessoria técnica e tecnológica, de informações tecnológicas e pesquisa aplicada.
Já com o “ER”, de Energias Renováveis, incorporado ao nome, está posicionado atualmente na rede SENAI como referência nacional em educação profissional e serviços tecnológicos com foco também em energia eólica e solar.
É, ainda, Centro de Excelência nacional para soluções que estão em construção no Brasil, em parceria com a Alemanha, para formar profissionais que irão atuar na cadeia produtiva do hidrogênio verde.
Novos passos voltados à indústria de energia eólica offshore e à eletromobilidade, neste momento, marcam mais um capítulo de expansão nessa história.
Deixe um comentário