Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
O que as festas de juninas têm a ver com o Enem? Bem, se a sua resposta foi “nada a ver”, é bom começar a rever esse conceito. Para o Colégio Porto, tem tudo a ver. Tanto que na próxima quarta-feira (24), Dia de São João, os alunos do ensino médio da escola vão participar de uma aula virtual integrada sobre a cultura junina. Os temas trabalhados abrangem três das quatro áreas de conhecimento cobradas no exame.
Esse ano, sem a presença dos tradicionais arraiás, os alunos vão poder conhecer um pouco mais do que há por trás dessa festa tão popular no Brasil, principalmente no Nordeste, e que teve origem na Europa. Os professores da área de Linguagens vão trabalhar a poesia de Manuel Bandeira e o São João sob a ótica de Luiz Gonzaga; os professores de Ciências da Natureza vão tratar sobre a bioquímica do milho, a relação entre a física e os fogos de artifício e o que tem de química na tradição de acender as fogueiras; e no campo das Ciências Humanas, os alunos vão conhecer mais sobre a climatologia e a caracterização socioespacial durante esse período, sobre a tradição do bumba meu boi, além das origens europeias da produção cultural junina e a construção histórica da identidade e do imaginário de “ser” nordestino.
“A gente pensou em juntar conteúdos que perpassam os eixos curriculares do Enem porque as provas trazem essa questão da junção de todos os componentes curriculares dentro de uma mesma área. É uma contextualização da área. Os professores conseguem trabalhar o texto artístico, a física, a biologia, a história, tudo dentro dessa temática do São João, que é uma realidade muito próxima da gente”, explicou Ana Cristina Dias, diretora pedagógica do Colégio Porto.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio segue sem data definida. Desde o último sábado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), abriu uma enquete na sua página na Internet para que os estudantes que estão inscritos escolham qual a melhor data para a realização das provas.
Os candidatos têm até o dia 30 de junho para votar pelo endereço enem.inep.gov.br e escolher uma das três opções: a primeira, em dezembro; a segunda, em janeiro de 2021; e a terceira, em maio de 2021.
Nesta edição, o Inep também fará provas em computadores para quem escolheu essa modalidade no ato da inscrição. As datas das provas do Enem Digital estão vinculadas às provas impressas.
Deixe um comentário