Marca Maxmeio

Postado às 19h08 CidadePlantão Nenhum comentário

Defesa Civil de Natal treina atendentes do Ciosp para utilizar a Codificação Brasileira de Desastres.

Redação/Blog Elias Jornalista

A Defesa Civil Municipal iniciou nesta segunda-feira (02) um treinamento direcionado aos atendentes do serviço de emergência do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) com o objetivo de incluir no sistema de operação que tipifica as ocorrências do Ciosp a Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade) utilizada pela Defesa Civil de Natal. A capacitação vai habilitar todo o pessoal lotado no atendimento.

 

O treinamento compreende orientações que adotam o Cobrade, como também a apresentação do Plano de Contingencia da capital, que é o documento referencial para orientar as respostas de emergências que devem ser efetivadas pelas equipes responsáveis pelo gerenciamento de riscos de desastres na cidade e engloba não somente as ações tomadas pelos órgãos estatais, mas também o enfretamento conjunto, unindo voluntários e a população.

 

A capacitação está sendo conduzida pela engenheira chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, que explicou a importância de inserir os códigos de desastres no sistema do Ciosp como uma ferramenta que vai orientar melhor o atendimento à população, fazendo com que cada situação de emergência seja disponibilizado o efetivo e os equipamentos necessários a sanar aquele problema, evitando o deslocamento de socorro aquém ou mais do que a necessidade requer.

 

“Com a inclusão do Cobrade nos códigos de atendimento do Ciosp, os chamados para intervenção da Defesa Civil vão ser tipificados de acordo com a nossa linguagem, ou seja, se é um alagamento, uma inundação, um deslizamento de terra… e dessa maneira, em situação de chuvas intensas, por exemplo, as equipes serão direcionadas de acordo com cada situação”, comentou Fernanda Jucá.

 

Um dos pontos principais de utilização do Cobrade no atendimento do Ciosp é a unificação da comunicação entre o sistema que recebe o pedido de socorro e o acionamento das equipes de rua que vão atender a ocorrência. Com essa unificação de linguagem, a Defesa Civil terá informações mais fieis do problema e poderá dimensionar o efetivo de esforço correto para agir no resultado. O treinamento realizado pela Defesa Civil Municipal de Natal segue com novas turmas de atendentes nesta terça-feira (03).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *