Redação/Blog Elias Jornalista
A equipe de Proteção e Defesa Civil de Parnamirim realizou nesta quarta-feira (19), um encontro com o diretor e professor Paulo Vitor do IFRN Campus Parnamirim, com o intuito de construir uma parceria visando a implantação de um pluviômetro nas dependências do campus, que será gerenciado pelos agentes da Defesa Civil.
O pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir a quantidade de chuvas durante um determinado tempo em um local, que beneficia os moradores por ser uma ferramenta de coleta de dados quantitativos das chuvas, e por comparar os períodos chuvosos anualmente. O equipamento também pode dar uma noção quanto a possíveis transtornos chuvosos, monitorar lagoas de captação e sinalizar alertas tendo em vista a possibilidade de alagamentos.
Após a coleta, os dados são repassados para a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), responsável pela divulgação dos boletins. Além disso, o município também fica com o seu próprio banco de dados, que serve para o comparativo das chuvas por época na região. De acordo com George Cunha, Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Parnamirim o que ocorre é uma reinstalação desses pluviômetros, visto que, as coletas foram interrompidas diante da pandemia.
O encontro também proporcionou a discussão sobre a possibilidade da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil participar de um futuro projeto envolvendo o estudo das áreas do município que acumulam águas da chuva. Ainda de acordo com George Cunha, “A ideia é que possamos ter dados para a implantação do plano municipal de contingência de Proteção e Defesa Civil, a partir de estudos de riscos de desastres”.
Deixe um comentário