Você sabia que o nosso olfato é o único sentido que está diretamente ligado ao límbico do nosso cérebro? Pois é, foi através dessa e de outras descobertas que Juliana de Brito Oliveira criou a Deos Fragrâncias. Além de sentir a necessidade de ir em busca de um propósito maior, algo que fizesse bem para a sociedade, a empresária percebeu que o mundo da perfumaria é um convite “para que voltemos a ser donas do nosso nariz”.
Ao pesquisar sobre o universo da perfumaria, Juliana nos conta que “antes que sejamos capazes de fazer um julgamento de valor sobre os aromas à nossa volta, o nosso olfato já enviou para o nosso cérebro a sensação, positiva ou negativa, sobre como a gente se sente quando estamos expostos aos cheiros. A humanidade, depois das revoluções industriais, parou de usar o olfato como sentido protagonista, e o domesticamos, a partir de crenças sociais, exclusivamente para nos dominar e nos transformar em uma sociedade consumista, em que todos precisam se encaixar. A expressão “cheiro de mulher direita” é um exemplo desta domesticação”, explica.
E essa é a Deos Fragrâncias. A empresária complementa que “é sobre esse resgate de poder, é sobre reconexão com nossos ancestrais domesticados, é sobre empoderamento através da psicologia dos cheiros”.
A Deos nasceu quando Juliana decidiu fazer perfumes para presentear as amigas, como lembrança de batismo, primeira comunhão, casamentos, entre outros tipos de eventos. Os perfumes começaram a fazer tanto sucesso que essas mesmas amigas insistiram para que a empreendedora criasse uma marca e começasse a vender. Até que em março de 2022, Juliana decidiu criar a marca e ela vem crescendo exponencialmente.
Perguntada sobre o que a levou a escolher o caminho da perfumaria, a empresária explica que sempre se interessou em buscar ferramentas de autoconhecimento, e que a aromaterapia é uma poderosa ferramenta, porém, pouco explorada como fonte de empoderamento. Desde então esta foi a bandeira que Juliana de Brito resolveu levantar.
Uma das novidades para este ano, a Deos Fragrâncias está para lançar um livro sobre o caminho de cura da ansiedade através da aromaterapia, além de uma linha de fragrâncias como uma ferramenta de tratamento.
A Deos Fragrâncias possui uma rotina interessante de produção e processo criativo. Juliana divide parte dos seus dias para a realização de testes e a outra parte do dia para estudos. Além da linha de fragrâncias já existentes, a marca produz perfumes personalizados, criados a partir do estudo da natureza e características de cada indivíduo. É imprescindível também estudar as potencialidades de cada planta, como nossos antepassados as usavam, para que os perfumes tenham uma determinada intenção e uma eficácia aumentada.
De acordo com os planos e expectativas para o futuro da marca, Juliana ressalta que “a Deos quer promover a ritualística ancestral de usar os aromas para além do cheirinho, e utilizar como uma ferramenta de autoconhecimento. Quero que os meus clientes usem um perfume exclusivo, único e que com isso, sejam donos de si e do lugar que pertencem”.
“A Deos Fragrâncias é o empoderamento através do olfato, é usar um perfume como um ritual de reflexão sobre o nosso poder, é meditar, através do cheiro, sobre quem somos e descobrir, através de um perfume artesanal, que assim como o perfume, somos únicos e singulares”, conclui.
Jornal do Estado do Rio
Deixe um comentário