O Rio Grande do Norte tem recebido bons volumes de chuvas neste ano. Já são 14 reservatórios que registraram sangria. Além disso, o Estado já ultrapassou a marca de 60% do acúmulo de água da capacidade dos seus açudes e barragens. A notícia entrou na pauta no horário dos deputados na sessão plenária desta quinta-feira (13) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
O deputado estadual Neilton Diógenes (PL) alertou para a importância do bom aproveitamento da água, mas também demonstrou preocupação com as dificuldades que alguns municípios estão passando diante da falta de estrutura para receber chuvas acima de 100 milímetros.
“Estamos vivendo um período chuvoso. As rodovias, que já não prestavam, agora aumenta o problema. Mas, antes faltava água. Então, ficamos felizes em ver os açudes cheios, mas há precariedade nas cidades para enfrentar o volume de chuva, traz muitos problemas para os gestores”, disse.
Ainda de acordo com o deputado, é preciso pensar também nas consequências e nos transtornos causados pelas fortes chuvas. “Hoje é abundância, mas pode fazer falta amanhã. Hoje temos alegria com a água, mas também traz transtornos. Então, precisamos debater resolutividade”, acrescentou.
Em seguida foi o deputado estadual coronel Azevedo (PL) quem abordou o tema. O parlamentar ressaltou o bom número de reservatórios que já ultrapassaram sua capacidade máxima, enfatizando que isto garante o abastecimento da população durante boa parte do ano. Azevedo ainda abordou a notícia de que a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante teria firmado contratos de R$ 15 milhões sem licitação com empresa de fora do Estado.
Deixe um comentário