Marca Maxmeio

Postado às 08h05 BrasilDestaque Nenhum comentário

Desafio Mundial da Natureza Urbana 2024: Celebrando a Biodiversidade nas Cidades.

O Desafio da Natureza Urbana de 2024 cumpriu seu objetivo de incentivar pessoas de todo o mundo a encontrar, documentar e se maravilhar com a biodiversidade em suas cidades.

Os resultados oficiais do evento divulgados no último dia 06 de maio, demostraram o sucesso da ação que só cresceu desde seu início, em 2016: Mais de 83 mil pessoas de 690 cidades em 51 países documentaram quase 2,5 milhões de registros de seres vivos! Os participantes puderam contabilizaram seus registros (fotos, gravações de sons ou relatos) para o Desafio através do aplicativo de celular INaturalist. O Brasil, com 17 cidades participantes e mais de 60 mil observações ficou em 12º no ranking mundial, sendo este o maior resultado já observado em eventos desta natureza para o Brasil!

E quem conseguiu dar este destaque ao Brasil foi São Paulo, que com mais de 300 participantes fizeram 31 mil registros de 2600 espécies e disparou em primeiro lugar no Brasil, despontando a nível mundial! São Paulo ficou entre as 15 cidades com mais registros de biodiversidade do mundo durante o Desafio da Natureza Urbana!! É a primeira vez que uma cidade brasileira alcança este feito!

Celebrando a Biodiversidade nas Cidades.

Registros fotográficos de espécies da fauna e flora obtidos em São Paulo durante o Desafio da Natureza Urbana de 2024. Fotos de Felipe Andreucci, Felipe Fantacini, Mauricio Forlani, José Valério Escrig, Edgar Crispino.

Maurício Forlani, biólogo, gerente de projetos do Instituto AMPARA Animal e um dos promotores do evento comenta “Este é o terceiro ano desde que a AMPARA começou a promover o evento em São Paulo, com apoio da SVMA, e o trabalho constante tem dado resultados, alavancando o projeto para o nível internacional! Este ano aumentamos quase 5 vezes o número de registros comparado ao ano passado e fomos responsáveis por 50% de todo os registros realizados no Brasil. Conseguimos dar o destaque que a cidade de São Paulo merece”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *