
O Movimento Maio Amarelo nasceu com o propósito de chamar a atenção da sociedade para o elevado número de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) abriu oficialmente, na segunda-feira (5), as atividades educativas alusivas ao Movimento Maio Amarelo. A ação foi realizada na sede administrativa do órgão, localizada no bairro Cidade da Esperança, em Natal, e envolveu todos os setores da instituição. A equipe de Educação para o Trânsito visitou cada sala, levando materiais educativos e apresentações interativas realizadas pelo grupo de Teatro do Detran.
O subcoordenador de Educação do Detran, Hamurab Figueiredo, destacou que a iniciativa tem como objetivo sensibilizar os servidores sobre a importância da campanha e engajar toda a instituição no tema deste ano: “Desacelere. Seu bem maior é a vida.”
“Estamos iniciando as atividades promovendo a integração entre os setores e servidores do Detran. Em seguida, daremos continuidade com uma programação voltada a condutores, pedestres, ciclistas, motociclistas e todos os que fazem parte do trânsito, tanto em Natal quanto nas cidades do interior do estado. Levaremos música, brincadeiras, informações, alertas, palestras e materiais educativos, sempre com foco na redução de acidentes e na preservação da vida no trânsito”, explicou Hamurab.
Durante a ação, a equipe distribuiu materiais informativos, como panfletos, folders, brindes e adesivos com a temática do Maio Amarelo. Um dos principais pontos abordados foi a importância da redução da velocidade e do respeito aos limites estabelecidos para cada via. Os folders educativos alertam sobre a necessidade de desacelerar, diminuir a pressa e evidenciam que, quanto maior a velocidade, menor é o tempo de reação em situações de risco.
A programação do Maio Amarelo segue nesta terça-feira (6) para o município de Currais Novos. Estão previstas palestras em escolas públicas e um pit stop educativo voltado para caminhoneiros, este último em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao longo do mês, diversas ações serão realizadas em várias cidades do Rio Grande do Norte.
Sobre o Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo nasceu com o propósito de chamar a atenção da sociedade para o elevado número de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
A proposta é promover uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema da segurança viária. O objetivo é mobilizar diversos segmentos , órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade em geral para discutir o tema de forma efetiva, engajar-se em ações e disseminar conhecimento, abrangendo toda a complexidade que a questão do trânsito exige nas mais diversas esferas.
Deixe um comentário