Marca Maxmeio

Postado às 17h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Detran-RN palestra de direção defensiva.

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) ministrou na tarde dessa quarta-feira (20), uma palestra sobre direção defensiva para cerca de 150 colaboradores da empresa Oca do Açaí. O encontro aconteceu nas instalações da empresa e teve como público alvo motociclistas que atuam em serviço móvel de entrega, transporte de produtos, entre outros.

O subcoordenador de Educação de Trânsito do Detran, Flávio Câmara, trabalhou informações importantes para a condução de veículos automotores dentro das regras de segurança e obedecendo a sinalização viária determinada ao longo dos trajetos.

“Focamos a palestra no dia a dia urbano dos motociclistas, trabalhando a condução do veículo em segurança, evitando acidentes, preservando vidas e feridos, como também ouvindo a experiência de alguns participantes que se envolveram em acidentes”, comentou.

A palestra focou em medidas práticas que devem ser utilizadas por motociclistas cotidianamente para prevenção de acidentes no tráfego urbano. Os procedimentos são empregados de modo a evitar imprevistos, apesar das ações incorretas de outros condutores e das condições adversas comumente encontradas nas vias de trânsito. Itens importantes como conhecimento da legislação, atenção na condução, previsão de crise, habilidade e decisão foram apontados e explicados pelo técnico do Detran.

No momento foi mostrado que medidas simples como averiguar a situação mecânica do veículo, conduzir de acordo com as situações presentes de luminosidade, tempo, estrada, trânsito e condições apresentadas pelo condutor são elementos primordiais que podem reduzir amplamente o risco do motociclista se envolver em acidentes de trânsito. Também foi distribuído material educativo, brindes e realizado sorteios de capacetes de proteção para motociclistas.

Pela doutrina defensiva, a direção perfeita é aquela em que o condutor trafega sem ocasionar acidentes, sem cometer infrações de trânsito, não abusa do veículo e age com gentileza e respeito à vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *