Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
Ouviu a sirene libere o trânsito. O caminho deve ser liberado imediatamente faça o possível para a ambulância seguir o seu caminho, pois pode haver vidas em risco precisando de chegar o quanto antes no hospital.
Quem nunca teve de abrir passagem no trânsito para uma viatura policial, bombeiros ou ambulância? Em primeiro lugar, o motorista sempre deve estar atento a tudo o que está acontecendo dentro e fora do veículo, pois qualquer desatenção pode dificultar a manobra de ultrapassagem do veículo que está em emergência. Daí a necessidade do uso da sirene, do sinal de luz e até da buzina, a fim de alertar os demais motoristas para deixarem o caminho livre a esses veículos.
Os veículos de emergência possuem determinadas prerrogativas (art. 29, inciso VII, do CTB), mas somente quando estiverem em serviço de urgência e devidamente identificados pelo dispositivo regulamentar de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.
Segundo a Resolução nº 268/08 do Contran, “entende-se por serviço de urgência os deslocamentos realizados pelos veículos de emergência, em circunstâncias que necessitem de brevidade para o atendimento, sem a qual haverá grande prejuízo à incolumidade pública”, ou seja, somente é urgente aquela ocorrência que depende da chegada da viatura o mais rápido possível para salvar vidas.
Portanto, duas são as exigências para que as viaturas gozem de tais prerrogativas: serviço de urgência e acionamento dos dispositivos (sonoro e luminoso).
Deixar o caminho livre parece ser uma manobra simples, mas requer muito cuidado, para não causar outro acidente e atrasar ainda mais os veículos que já estão se dirigindo para outra ocorrência, atrapalhando mais ainda quem tem pressa em passar.
Ao ouvir uma sirene, a primeira regra é manter a calma, a segunda é identificar de qual direção ela vem e localizar a viatura entre os demais veículos. Caso o veículo de emergência já esteja atrás do seu veículo, preste atenção na sinalização que a viatura vai dar, saiba por onde ela quer passar; evite frear bruscamente e causar um acidente. Entretanto, se o veículo de emergência estiver numa distância segura, deixe a passagem livre pela esquerda, encostando à direita com calma e sinalizando as suas intenções. Jamais realize essa manobra de forma brusca!
Deixe um comentário