Ações visam assegurar direitos, emprego, cidadania e dignidade
“O Rio Grande do Norte é um estado governado por mulher. E neste dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, reafirmo nosso compromisso de continuar lutando por um mundo onde todas as mulheres possam viver livres de violência, discriminação e preconceito, com direitos assegurados, emprego, trabalho, paz, cidadania e dignidade”. A declaração é da governadora Fátima Bezerra dada nesta sexta-feira (8) na solenidade de celebração do Dia Internacional da mulher na Escola de Governo em Natal.
A governadora acrescentou que a luta para que as mulheres sejam respeitadas e vivam sem violência deve incluir espaços na política, “por que é na política onde se decide os destinos das pessoas e instituições. Ainda há muitos espaços interditados às mulheres que são a maioria da população, mas subrepresentadas”, registrou.
A secretária de estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos – Semjidh, Olga Aguiar disse que “é preciso refletir sobre qual papel as mulheres para construirmos uma sociedade com direitos e oportunidades iguais para homens e mulheres”.
Entre as ações implementadas pelo Governo do Estado estão ações voltadas para proteção e acolhimento nos casos de situação de vulnerabilidade e ameaças. Neste sentido a titular da Semjidh confirmou novas iniciativas como o Grupo de Trabalho intersetorial para implementação das contratações das mulheres em situação de violência em órgãos governamentais no âmbito Federal e Estadual; reativação do Comitê Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Penitenciário (CEAMPE da SEAP).
Também a defesa dos Direitos das Mulheres Apátridas e Migrantes do CERAM; Mulheres Mil – iniciativa do Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), para inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade (17 cursos de qualificação profissional em 32 municípios); construção de 4 lavanderias agroecológicas através de Termo de Execução Descentralizada entre o Governo Federal e a UFERSA, com contrapartida do estado para instalações hidráulicas; através de TED entre o MDA e o IFRN, aquisição de 30 kits de maquinário para grupos de mulheres produtoras rurais (investimento de R$ 1,089 milhão); retorno do Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural; e lançamento do “Guia de Orientação para Profissionais da Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência do Rio Grande do Norte”.
O ato contou com expressiva participação de secretários e auxiliares do governo do RN, deputados federais, Natália Bonavides e Fernando Mineiro, deputada estadual Divaneide Basílio, vereadoras em Natal Brisa Bracchi e Júlia Arruda, prefeita de Jandaíra, Marina Marinho, representantes de entidades como Conselho Nacional de Mulheres, Conselho Estadual de Mulheres, Central Nacional de Movimentos Populares, Movimento Sindical do RN, Centrais Sindicais.
Deixe um comentário