Marca Maxmeio

Postado às 18h11 CulturaDestaque Nenhum comentário

Reconhecidos fotógrafos do Rio Grande do Norte: Canindé Soares, João Maria Alves, Flávio Rezende e Maria Maré, fotógrafa da própria comunidade.

Exposição de fotos será no sábado 5 na Praça do Cruzeiro, em homenagem aos Mestres da Vila, já na programação do Natal em Natal.

As tradições culturais da Vila de Ponta Negra serão celebradas neste sábado 5, das 16h às 22h, com o projeto Afeto Cultural “Uma Reverência aos Mestres da Vila de Ponta Negra”, que integra o calendário do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte).

Exposições de registros fotográficos dos reconhecidos fotógrafos do Rio Grande do Norte: Canindé Soares, João Maria Alves, Flávio Rezende e Maria Maré, fotógrafa da própria comunidade, as fotos do Mestre Sebastião Matias – Rei dos Congos, palhaço e brincante do pastoril e Mestre do Maçariquinho da Beira da Praia – serão cedidas pelo filho e fotógrafo Caubi Matias; e as fotos do Mestre Severino do Coco de Roda, falecido no dia 6 de agosto, foram afetuosamente cedidas pelo acervo do Grupo Coco de Roda de Mestre Severino, de autoria de Diogo Ferreira e Alana Alencar.

Sem a presença dos mestres populares não existe manifestação cultural e sem manifestação cultural não existe identidade de território. Sendo assim, é de suma importância valorizar e dar visibilidade aos Mestres da Vila de Ponta Negra pelo que eles representam: seus saberes ancestrais.

O projeto tem como principal objetivo reconhecer e valorizar os mestres vivos e in memoriam que fazem parte da história local do bairro Vila De Ponta Negra. Unindo a tecnologia e os conhecimentos dos Mestres, o projeto celebra também o Dia Nacional da Cultura através de exposição fotográfica, apresentação da orquestra do Sol, show de Rafaela Brito, mostra audiovisual, além da estreia do videoclipe “Ensinamentos da Borboleta”, de Deth Haak.

O acesso é gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *