Dentro da programação dos Jogos Escolares Municipais (JEMs 2024), o Palácio dos Esportes Djalma Maranhão recebeu na terça-feira (05), as disputas de três artes marciais: Karatê, Judô e Taekwondo, reunindo 350 atletas inscritos de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino. Com foco no desenvolvimento físico e mental, as disputas proporcionaram aos estudantes uma vivência das técnicas de defesa e ataque, promovendo valores como disciplina, respeito e autocontrole.
A coordenadora geral dos JEMs, Ana Paula Costa, do Setor de Cultura, Eventos e Desporto, destacou a importância da inclusão das artes marciais nos Jogos Escolares Municipais, ressaltando que a iniciativa vai além da prática esportiva. “Os Jogos das Artes proporcionam que os estudantes-atletas desenvolvam não apenas habilidades físicas, mas também aspectos emocionais e de convivência. Eles aprendem a se desafiar, respeitar os adversários e lidar com as próprias emoções, o que é fundamental na formação deles como cidadãos”, reforçou a professora Ana Paula, orgulhosa da adesão dos atletas e do empenho de cada um nas competições.
A diretora pedagógica da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, Raquel da Silva Soares, celebrou o desempenho dos estudantes e a importância dos Jogos. “O esporte é um complemento poderoso para a educação. Ao participar dos JEMs, nossos atletas têm a chance de se conectar com outras escolas, conhecer novas modalidades e aprender valores que carregam para toda a vida”, afirmou.
Acompanhando a competição no Palácio dos Esportes, o professor de Educação Física da Escola M. Professora Terezinha Paulino, Randson Faustino Queiroz, compartilhou a evolução dos jovens atletas. “É gratificante ver a evolução de cada um ao longo dos treinos e como eles aplicam o que aprendem aqui no dia a dia. O esporte ajuda a transformar vidas e traz muitos benefícios, desde o desenvolvimento motor até o fortalecimento da autoestima e da disciplina”, disse.
No início da competição, Arthur Anderson dos Santos Santiago, estudante do 5º ano, da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, falou sobre sua experiência. “Eu achei muito legal poder competir com outros atletas do Karatê e aprender novos golpes. Quero continuar treinando para participar de mais campeonatos”.
As disputas de artes marciais (Karatê, Judô e Taekwondo), no total, proporcionaram aos atletas vencedores 216 medalhas de ouro, prata e bronze.
Deixe um comentário