Redação/Blog Elias Jornalista
“O Horto do Pitimbu é uma organização essencial para a preservação das áreas verdes do conjunto Satélite. Criado em 1991 por iniciativa dos moradores, sua biodiversidade preserva o aquífero de Natal e é fundamental para defesa das ZPAs do local”, declarou Divaneide. “Já as hortas urbanas da Zona Norte são a garantia da soberania alimentar daquela região da cidade”, concluiu.
O Horto protege as áreas verdes do bairro, abrigando uma variedade de árvores raras, como Mogno, Piraua, Brauna, Formigueiro, Timbaúba, Barriguda e Samambaia. Importante destacar a importância das dunas do Pitimbu e sua preservação para o aquífero subterrâneo da cidade, que sofreu danos nos últimos anos devido à especulação imobiliária próximo ao Rio Pitimbu. No total, a organização receberá R$ 20 mil (vinte mil reais).
A segunda emenda vai garantir R$ 30 mil (trinta mil reais) às famílias dos membros da Associação de Carroceiros e a comunidade de Jardim Progresso, assegurando o acesso à alimentação adequada. A intenção é apoiar a iniciativa para combater a fome, através do desenvolvimento social e fonte de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Desde 2019, a parlamentar vem apostando no fortalecimento da agricultura urbana. Nas emendas desse ano, Divaneide investiu em ações que já existem e que reforçam a Lei do mandato dela que criou Política de Agricultura Urbana e periurbana de Natal.
Deixe um comentário