O mandato da deputada Divaneide Basílio protocolou, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, um Projeto de Lei para tornar a Árvore do Amor, em Barra de Maxaranguape, patrimônio cultural, ecológico e turístico do estado. Considerado um dos principais pontos turísticos do RN, ela teve parte de suas raízes cortadas em uma ação de depredação em março.
“Reconhecer a Árvore do Amor como patrimônio cultural, ecológico e turístico é um passo fundamental para garantir sua conservação e preservação para as futuras gerações. O nosso PL conscientiza sobre a importância da proteção do meio ambiente e da valorização das tradições locais”, explicou a deputada Divaneide Basílio.
Composta por duas Gameleiras que se uniram naturalmente para resistir aos fortes ventos da região é mais do que um fenômeno botânico. Ela representa uma lenda popular que transcende gerações, sendo um símbolo de união, amor e permanência. A tradição de que casais que se beijam debaixo da árvore nunca se separam é parte integrante da cultura local, contribuindo para a identidade e história do povo do Rio Grande do Norte.
A Árvore do Amor ainda possui um grande potencial turístico, atraindo visitantes de todo o país e até mesmo do exterior. Segundo Divaneide, ao instituí-la como patrimônio cultural, ecológico e turístico, valoriza-se, não apenas o seu aspecto físico, mas também a sua importância como atrativo turístico.
Deixe um comentário