A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e o sistema E-Legis foram destaques em um dos mais importantes seminários sobre a tecnologia voltadas às casas legislativas do mundo. Na tarde desta terça-feira (13), o diretor de Gestão em Tecnologia da ALRN, Mário Sérgio Gurgel, expôs as ferramentas criadas no Legislativo potiguar durante a 3ª Edição do LegisTech Forum, em conferência da Bússola Tech, contando com representantes de casas legislativas de 40 países.
Mário Sérgio expôs a ferramenta do E-Legis, desenvolvida por equipe da Assembleia Legislativa e que é considerada um “case” de transformação digital. Na explanação, o diretor falou sobre a implementação das novas tecnologias, que desde 2016 cumpre a programação definida no planejamento estratégico da Casa.
Durante sua participação, que teve debate com Juan de Dios Cincunegui, da Universidad Austral, da Argentina, Mário Sérgio relembrou como teve início o desenvolvimento do E-Legis, com a simplificação e otimização de todos os processos legislativos, até o Sistema de Deliberação Remota, que passou a fazer parte de ferramenta que vinha sendo elaborada desde 2017.
“Em 2017 e 2018 decidimos desenvolver um processo legislativo eletrônico e, com todos os recursos próprios, começamos a desenvolver isso no fim de 2018 a parte que cobriria a geração do processo de requerimentos e projetos em todas as fases. Em 2020 fomos surpreendidos com a pandemia e aí houve a necessidade de tornar o modelo de trabalho, que era de forma presencial, para híbrido. Representou uma mudança sensível a todos e incrementamos junto ao sistema que já tínhamos desenvolvido a possibilidade de se tornar um sistema híbrido. Foi quando criamos o Elegis acrescentando mais coisas. Não era mais um processo legislativo, mas a gestão da atividade Legislativa como um todo”, explicou.
A premiação da ferramenta pela União das Assembleias Legislativas do Brasil (Unale) foi relembrada pelos participantes do seminário, assim como o compartilhamento das informações. A economia que a ferramenta trouxe à Assembleia potiguar também foi enaltecido por Mário Sérgio, que apontou aproximadamente R$ 3,8 milhões em gastos que deixaram de ser necessários com o desenvolvimento do sistema pela equipe da Casa.
Participando do debate, Juan de Dios Juan de Dios Cincunegui fez diversos elogios pelo planejamento cumprido e ouviu de Mário Sérgio explicações sobre como a ferramenta tem colaborado com o trabalho Legislativo no Rio Grande do Norte e também em Santa Catarina, onde está sendo implementada.
“Reconhecemos e parabanizamos não somente pelos prêmios recebidos, mas pelo que vimos com relação à modernidade e inovação da tecnologia”, avaliou o representante da Universidad Austral.
“O ponto fundamental para o sucesso do projeto foi o apoio da Presidência da Casa e a equipe que formamos, que atende a todos os requisitos que temos. Nosso foco é voltar a atenção aos cidadãos para dentro da casa”, explicou Mário Sérgio.
Deixe um comentário