Marca Maxmeio

Postado às 18h11 CidadePlantão Nenhum comentário

A SEEC está empenhada em ampliar o acesso à EPT nas escolas estaduais. – Foto: Itaú Educação e Trabalho.

O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), lançou uma série de documentos estratégicos que orientam a Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede estadual de ensino, favorecendo para sua expansão e fortalecimento.

Sob a liderança da Subcoordenadoria de Educação Profissional (SUEP) e em parceria com o Itaú Educação e Trabalho (IET) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), foram apresentados o Documento de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da EPT, o Programa de Formação Continuada em EPT, o Documento de Práticas Profissionais em EPT, o Plano de Expansão da Oferta de EPT, o Diagnóstico da Oferta e o Planejamento da Oferta de EPT. Cada um desses documentos está alinhado com a Política Estadual de EPT e oferece diretrizes para aprimorar a educação profissional oferecida aos estudantes da Rede Estadual de Ensino.

“Este conjunto de documentos orientadores para a Educação Profissional e Tecnológica é resultado de um esforço coletivo, realizado em parceria com instituições de renome, como o Itaú Educação e Trabalho e a Fundação Getúlio Vargas, que fortalece nossa capacidade de inovar e atender às demandas contemporâneas de formação profissional. Com essas diretrizes, a SEEC busca não apenas ampliar o acesso à educação profissional nas escolas estaduais, mas também assegurar que nossos estudantes estejam preparados para o mundo do trabalho”, frisa a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

A SEEC está empenhada em ampliar o acesso à EPT nas escolas estaduais, alinhando-se às políticas nacionais de expansão e ao modelo de ensino em tempo integral. Como parte desse esforço, o Rio Grande do Norte está implementando os Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação e expandindo a oferta de cursos técnicos em escolas já existentes. De acordo com a Subcoordenadora de EPT, Professora Sayonara Rêgo, a rede planeja “incluir 43 novas escolas com cursos técnicos em 2025, alcançando um total de 132 instituições de EPT na rede estadual”.

“É muito importante articular a oferta de EPT ao tempo integral”, explica a Professora Sayonara Rêgo, destacando que este é um direcionamento da Política Nacional de EPT. Essa integração permite aos jovens concluírem sua formação de nível médio com um Diploma de técnico, preparando-os tanto para o mundo de trabalho quanto para o ingresso na Educação Superior. Essa ampliação e fortalecimento da EPT constam nos documentos de Diagnóstico da Oferta, Planejamento da Oferta e Plano de Expansão, que detalham os passos para o planejamento da expansão.

Além da expansão, a SEEC aposta na formação continuada dos profissionais da rede como um dos pilares da política de EPT. O Programa de Formação Continuada em EPT busca atualizar e capacitar os educadores, garantindo que as práticas de ensino acompanhem as demandas do setor produtivo e de inovação. Complementando essa formação, o Documento de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação oferece diretrizes que promovem uma educação que integra o conhecimento técnico com a prática, formando jovens prontos para enfrentar desafios profissionais, sociais, além de proporcionar a verticalização do ensino.

Com esse conjunto de ações e diretrizes, o Governo do Rio Grande do Norte reafirma seu compromisso com a Educação Profissional e Tecnológica, vislumbrando uma rede de ensino cada vez mais inclusiva, alinhada às demandas do mundo do trabalho, voltada para a formação humana integral dos estudantes. A SEEC segue empenhada em concretizar a expansão e consolidar a EPT como uma alternativa de Educação viável e de qualidade na formação dos jovens potiguares.

Clique aqui e tenha acesso aos documentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *