A Secretaria Municipal de Educação, através do Projeto Um rio que flui para o mar de leitura, promoveu nesta quinta-feira (27) uma formação para educadores com o tema “Literatura e memória: tecendo leituras em longas vestes”.
A formação ocorreu na Biblioteca Municipal Rômulo Wanderley e foi ministrada pelo professor da UFRN, jornalista, arte-educador e escritor, Adriano Gomes, e reuniu mediadores de leitura, coordenadores pedagógicos e professores de escolas municipal.
Na ocasião, Adriano Gomes também lançou seu 9º livro “No tempo da minha vó”, que conta a história de uma avó que relembra vários momentos de sua vida através de fotografias guardadas em um velho baú.
De acordo com a secretária adjunta de educação, Delmira Dalva, essa formação é uma oportunidade para os educadores renovarem seus conhecimentos e, como consequência, reproduzirem esse conhecimento nas escolas.
O professor e escritor ministrou sobre a estética da recepção do texto literário e estratégias de apreensão do conhecimento das narrativas e poesias. Também destacou duas questões importantes no ato da leitura: memória de curto prazo e memória de longo prazo em uma abordagem psicolinguística.
Deixe um comentário