Redação/Blog Elias Jornalista
Na manhã desta quinta-feira (01), a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social participou de uma ação com o Fórum LGBT, no Centro Estação e Cidadania, Zona Norte. A atividade contou com a participação da equipe técnica do Cadastro Único que esteve presente realizando cadastramento, inclusão e averiguação do público LGBT no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, bem como orientações para atendimento específico nas unidades do Cadúnico.
A iniciativa atende a um pedido do fórum, que tem feito um mapeamento da comunidade LGBT no município e mantido um cadastro dos seus membros mais vulneráveis. Com a pandemia do novo coronavírus, essa população tem sido bastante atingida, e tem dependido, assim como outros setores da sociedade, de auxílio do poder público. “ É preciso lembrar que além da luta contra o preconceito e por direitos, ainda há uma busca pela manutenção dos direitos, pela inclusão. É um dever nosso enquanto poder público estudar maneiras que possamos diminuir as diferenças e a vulnerabilidade social. Hoje realizamos uma ação com a equipe do cadastro único, realizando averiguação, cadastramento, orientações, mas continuaremos realizando essa ação nos próximos dias, por entendermos as necessidades de cada um”, explica Adjuto Dias.
Ação social realizou o atendimento de 24 pessoas no Cadastro Único (CadUnico) do Governo Federal. Com este cadastro, o munícipe pode acessar diversos programas e benefícios sociais. “Nós aqui trabalhamos com inclusão e atendendo todos de forma igual. É muito importante poder oferecer esses serviços para essa população que, por muitas vezes, sofrem preconceitos na sociedade. Realizamos ainda o agendamento para os próximos dias para serem atendidos em nossas unidades mais 18 usuários”, pontuou Andreia Melo, Chefe do Setor do Cadúnico.
A atividade contou com o apoio logístico na distribuição de 200 cestas básicas, fruto de doações arrecadadas pelo Fórum LGBT. Nos próximos dias a secretaria fará a semana do LGBTQIA+ no Suas, onde acontecerá novas ações voltadas para esse público para inserção nos programas federais.
Deixe um comentário